Querido povo de Deus, encerramos o Tempo do Natal com a Festa do Batismo do Senhor e o Evangelho de hoje nos traz uma “teofania”, que quer dizer, manifestação de Deus, ou seja, no Evangelho de hoje nós vemos a manifestação da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. No dia do nosso Batismo, recebemos em nossas vidas a manifestação e presença da Santíssima Trindade, pois nos tornamos templos de Deus e devemos manifestar em nossas ações o Deus, Uno e Trino, que habita em nós.
“Hoje, nas águas do rio Jordão, revelais o novo Batismo, com sinais admiráveis”, diz a Liturgia. Hoje, nas águas santificadas pela presença divina, o próprio Deus, recebe por humildade, aquilo que para nós é uma necessidade, o santo Batismo. Os sinais que o Evangelho nos apresenta: primeiro o próprio Cristo, Filho de Deus; depois a voz descida do céu, que nos revela que o Verbo Eterno habita em nosso meio; por fim o Espírito Santo em forma de pomba, à que unge com sua presença o Cristo, Senhor nosso. Sinais de Deus que se é, revela e se dobra à nossa humilde pobreza.
Assim temos no Batismo a porta pela qual todos nós passamos um dia e que devemos fazer com que os novos cristãos um dia possam passar. Ao passar por esta porta deixamos de ser criaturas e nos tornamos filhos; deixamos de ser inimigos de Deus e passamos a fazer parte de sua família, numa santa amizade; deixamos morrer ali a nossa indigência e pelo Espírito do Senhor somos ressuscitados; ali é o nosso verdadeiro nascimento; aquele local é túmulo e ao mesmo tempo ventre que gera novos filhos e filhas, deixamos de ser mendigos e nos tornamos membros da Igreja; deixamos de estar perdidos e iniciamos nossa caminhada de peregrinos rumo ao Reino dos céus; deixamos de ser qualquer um e nos tornamos cristãos, ” cristão, toma consciência de tua dignidade”.
E com tudo isso que nos acontece com o Batismo, temos uma grande missão, assinamos ali naquelas águas um compromisso, não com carne, mas com o Sangue de Cristo, com sua Igreja, com Deus mesmo. Nossa missão é a mesma missão de Cristo, seguir a voz do Pai, desempenhar nosso serviço sendo os ungidos pelo Espírito Santo. O Cristo Senhor passou sua vida anunciando o Reino de Deus com sua própria vida, seus exemplos, suas ações, este é o nosso caminho. Terminou seu caminho dando sua própria vida e nós, batizados, somos chamados a cada dia a darmos a nossa vida, talvez não como mártires, mas na nossa fidelidade do dia a dia, abraçando nossa cruz diária, sendo autênticos cristãos, não agindo segundo o mundo, mas agindo segundo a vontade de Deus.
Vivamos o nosso Batismo, valorizemos o Sangue de Cristo que nos deu nova vida, façamos correr pelas nossas vidas essa água viva, que purifica e transforma, permitamos que o fogo do Espírito Santo queime em nós aquele homem velho, que já morreu no Batismo, mas que insiste todos os dias a nos dominar. Fomos lavados pela água purificadora do Espírito Santo e aquele homem velho, foi queimado pelo fogo do mesmo Espírito, não permitamos que ele vença em nós. Que Cristo vença em nossas vidas hoje e sempre.
Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Santo Antônio – Damolândia