Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Solenidade de Pentecostes: “Recebei o Espírito Santo”

Na primeira leitura de hoje temos a narrativa de Lucas, dos Atos do Apóstolos, sobre o acontecimento de Pentecostes. A festa de Pentecostes era uma das três grandes festas judaicas: esta festa lembra as primícias e a revelação no Sinai, a fecundidade da terra e a obediência do homem; celebrada 50 dias após a Páscoa. E foi exatamente no contexto desta festa judaica que ocorre a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo em Jerusalém.

O Evangelho de hoje não narra o evento de Pentecostes, como já disse, é a primeira leitura que o faz, mas no Evangelho para a celebração de hoje, vemos Cristo ressuscitado que chega ao lugar onde seus discípulos estão reunidos e lhes dão o grande dom do Ressuscitado, a Paz, Shalom. A Paz não é um sentimento, um acontecimento, uma ideologia, a Paz é uma Pessoa, é o próprio Cristo, só pode ser alcançada se nos colocamos diante dele como seus discípulos, ou seja, precisamos caminhar lado a lado com Jesus Cristo. Sem Deus não há paz.

Se o mundo de hoje necessita tanto de paz é porque se esqueceu de Deus, deixou Deus de lado, ou como faz muito muitos de nós cristãos, que se dizem católicos, deixamos Deus em segundo, terceiro, último lugar. Se  hoje falta a paz na sua vida, na sua família, no seu trabalho ou até mesmo dentro de nossas comunidades, é porque nos distanciamos de Deus, não estamos sendo guiados pelo Espírito Santo, é porque Ele não está em primeiro lugar na nossa vida.

Jesus sopra sobre eles, o vento é um dos símbolos do Espírito Santo; e lhes comunica o dom do Espírito Santo: “Recebei o Espírito Santo”. Assim como no Sacramento da Crisma, o Senhor nos dá o Espirito Santo: “Receba por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”. Assim a Igreja nascente manifesta- se ao mundo, pelo dom do Espírito Santo. É pela força deste mesmo Espírito que o pão e o vinho tornam-se Corpo e Sangue do Senhor.

Os pecados são perdoados, pela força do Espirito Santo. É este Espírito que queima em nós a imagem do homem velho e faz nascer o homem novo, primeiro no Batismo, depois na Confissão. Vemos aqui uma citação direta da Escritura sobre o Sacramento da Penitência, o poder de perdoar pecados foi dado por Jesus aos seus apóstolos, não disse para confessar diretamente com Deus, mas submeteu o perdão dos pecados à autoridade dos seus apóstolos, que hoje são os presbíteros e bispos, ministros da infinita misericórdia do Senhor, Aquele que tudo perdoa.

Que neste dia possamos renovar nossa adesão, nosso compromisso, para com a Igreja; que possamos fazer deste momento um momento de novo ânimo, novo impulso na nossa caminhada. Que o Divino Espírito Santo possa reacender em nós a chama da nossa vocação de membros da Igreja de Cristo. Ele nos diz hoje: “Recebei o Espírito Santo” e nós devemos clamar aos céus, “Vinde Espírito Santo”.

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Imaculado Coração de Maria — Nerópolis
Rolar para cima