Na noite da última segunda-feira (13), aconteceu na Paróquia São João Evangelista a formação mensal com os Diáconos Permanentes da Diocese de Anápolis. Os Diáconos estiveram reunidos para discutir a leitura conjunta do livro de Dom Edson Oriolo, Ser Diácono.
Durante a formação ministrada pelo Diácono Nário Mota de Almeida foram discutidos os capítulos 1 e 2 da obra que tratam sobre o rito de ordenação diaconal e o sentido do ministério diaconal, respectivamente.
Os Diáconos Permanentes da Diocese se encontraram mensalmente para formação e nesta ocasião estiveram presentes onze membros. A próxima reunião será dia 10 de abril na Paróquia São José Operário e a responsabilidade da formação ficará a cargo do diácono Daniel de Jesus da Silva, com o estudo dos capítulos 3 e 4 do livro de Dom Edson Oriolo.
Sobre a obra
Com apresentação do Arcebispo Emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, o livro Ser Diácono visa ser uma ‘bula de orientação’ sobre o diaconato. Para ele, “os diáconos permanentes, marcados por Deus pelo sacramento do matrimônio e pelo sacramento da ordem, trazem para o coração da Igreja a alegria de viver e de ser família. E levam para as famílias, a alegria de viver e de ser Igreja”.
O autor, Dom Edson Oriolo, é bispo da Diocese de Leopoldina (MG) e referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da CNBB. Sua obra é uma iniciativa que possibilita uma visão histórico – evolutiva da presença do diaconato na vida da Igreja. Com resgate do testemunho dos primeiros séculos, possibilita ao leitor o conhecimento dessa função durante diverentes períodos históricos.
Também são oferecidos os elementos teológicos essenciais da atuação eclesial do diácono, buscando apresentar a dimensão sacramental do diaconato. Após mostrar o caráter da missão diaconal, Dom Oriolo descreve ainda sobre a presença atual dos diáconos na vida das comunidades eclesiais, com especial atenção à sua atuação litúrgica.