Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Reflexão 17º Domingo do Tempo Comum: “Generosidade”

Generosidade

Padre Carlito Junior

No mais profundo de nossas orações expressamos os desejos mais intensos dos nossos corações, apresentamos nossas necessidades, clamamos o socorro à nossas carências e percebemos que seguir a Jesus não nos faz, como um passe de mágica, deixar de ser humanos, a fome bate, a necessidade humana grita em meio às nossas preces. Rezamos, estamos com Jesus, mas a experiência de insuficiência permanece. O primeiro que vê essa situação é o próprio Jesus mostrando que Deus não é alheio a essa problemática, atento aos seus ouvintes, preocupado com seus seguidores, joga o problema nas mãos dos discípulos esperando a generosidade daqueles que tem o que oferecer, mesmo que seja pouco; e é por meio dessa generosidade que o milagre acontece.

A generosidade é uma virtude própria de corações desprendidos, de pessoas agradecidas que sabem que muito receberam de Deus e devem compartilhar com o próximo os bens que possuem e até reverter ao Senhor oferecendo o pouco do muito que Ele deu por meio do dízimo. Uma virtude cada vez mais escassa em um mundo consumista e materialista que visa em primeiro lugar o prazer pessoal e egoísta. Não é dar daquilo que muito possui, não é dar tudo de uma maneira exagerada, mas ter a capacidade de compartilhar o que possui com os demais, tanto no muito como no pouco, saber ser agradecido ao Senhor na oferta sincera e alegre do nosso dízimo. Os cinco pães e os dois peixes nas mãos de Jesus se transformaram em doze cestos, ficaram saciados. Deus não nos pede quantidade, nos pede generosidade! Como escutamos reclamações de pessoas mesquinhas que preferem se esconder na miséria do pouco do que se abrir a Deus para receberem o muito! Pessoas rídicas que criticam a Igreja, acham que dízimo é dar dinheiro para o padre e não devolvem o pouco do muito que Deus lhes deu. Acham que devolvendo o dízimo, ofertando o pouco que tem em suas mãos irá lhes faltar alguma coisa, Deus nunca se deixa ganhar em generosidade, quanto mais nós damos a Ele, mais Ele nos dá a nós! A generosidade nos torna capazes de ver além do que ser perde, consegue enxergar o tanto que se ganha, o como que se multiplica em graças e benefícios aquilo que ofertamos com alegria. E a generosidade não se torna a virtude do perder no doar, mas a grandeza do ganhar no ato de ofertar.

Não recebem o muito quem não sabe dar o pouco! Se queremos inúmeras graças de Deus em nossa vida, se queremos o milagre da multiplicação, devemos apresentar o pouco que temos em nossas mãos, na certeza de que nas mãos de Jesus a generosidade se torna graça e a alegre doação se converte em milagre.

Pe. Carlito Bernardes Júnior
Paróquia São Pedro e São Paulo – Abadiânia
Rolar para cima