Quarta-feira de Cinzas: Bispos refletem sobre a Quaresma e a vida espiritual

Na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (14), os fiéis da Diocese de Anápolis se reuniram para celebrar o início da Quaresma, período litúrgico que antecede a Páscoa, em diversas missas, duas delas presididas pelos bispos diocesano e auxiliar. Sob a liderança de Dom João Wilk e Dom Dilmo Franco, os fiéis foram levados a momentos de reflexão, penitência e renovação espiritual.

Na Catedral Diocesana, às 7 horas da manhã, Dom Dilmo Franco conduziu a celebração diante de uma congregação fervorosa. Durante sua homilia, o bispo enfatizou a importância do silêncio na jornada espiritual da Quaresma. Ele destacou que este período é um tempo propício para silenciar diante dos “inimigos da alma humana”: o demônio, as distrações mundanas e a concupiscência.

Dom Dilmo encorajou os fiéis a adotarem não apenas o jejum e a abstinência de carne, mas também penitências espirituais que os aproximem de Deus, iniciando dentro de seus próprios lares. “Que as cinzas que vamos receber hoje nos coloque nesse caminho de penitência”, exortou Dom Dilmo, enquanto os presentes se preparavam para receber as cinzas, um símbolo da transitoriedade da vida e do compromisso com a conversão.

Simultaneamente, na Cúria Diocesana, Dom João Wilk presidiu outra missa, dirigida aos colaboradores da Diocese. Em sua homilia, o bispo refletiu sobre a natureza humana e a esperança na ressurreição, simbolizada pelo sopro do Espírito Santo dentro de cada indivíduo. Ele lembrou os fiéis de que, embora sejam feitos de barro e destinados a voltar ao pó, a Quaresma não é apenas um momento de reconhecer a própria fragilidade, mas também de celebrar a promessa de vida eterna trazida pela ressurreição de Cristo.

“Somos pó no sentido de que somos de matéria, mas somos destinados a viver eternamente”, afirmou Dom João, instando os presentes a cultivarem uma vida espiritual profunda, exercitando a bondade de forma discreta e sem alardes.

Com essas reflexões, damos início a um período de introspecção e renovação espiritual, buscando viver a Quaresma como um tempo de preparação e crescimento na fé, guiados pelas palavras e exemplos de nossos pastores. Confira algumas imagens das celebrações desta manhã: