Estamos dentro deste forte tempo da Quaresma, onde a Igreja nos convida a “entrarmos” no deserto com Jesus. Por meio da oração, da esmola e do jejum fazer este caminho penitencial que nos conduz a uma verdadeira experiência pascal; experiência esta que inevitavelmente passa pela paixão e morte até chegar na ressureição. Pois, “se morremos com Cristo, temos fé que também viveremos com Ele” (Rom 6,8).
Caminhar com Cristo é um constante peregrinar entre montanhas. Altos e baixos, subidas e descidas… tendo sempre uma experiência renovada da presença de Deus junto ao cume. A montanha, na tradição bíblica é o local do encontro com Deus: é na montanha que Moisés receberá de Deus as Taboas da Lei (Ex. 31,18); é na montanha que Elias avistará a nuvem que preanuncia o fim da seca (1Rs 18,42); é na montanha, por fim, que Cristo Subirá para ter um diálogo íntimo com o Pai (Mt. 14, 23).
O Evangelho de hoje nos apresenta uma montanha, o monte Tabor: “Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu a montanha para rezar” (Lc. 9,28b). É o próprio Jesus que conduz os discípulos a esta experiência. É Ele que em nossas vidas nos toma pela mão e nos faz chegar ao cume e ali nos revela a vontade do Pai.
Hoje a experiência é de glória, de luz e de paz… os discípulos até mesmo sofrem a “tentação” diante da calmaria de querer “armar tendas”, num desejo de permanecer ali. Porém, do meio da nuvem surge a vós do Pai: “Este é o meu Filho amado, o Escolhido. Escutai o que Ele diz!” (Lc. 9, 35). As Experiências de Deus devem sempre nos recordar a vontade do Pai, o norte que devemos seguir.
Jesus, convida hoje os discípulos a estarem e fazerem a experiência do Tabor, para que possam também ser capazes de permanecer na montanha da Sua entrega ao Pai, o monte Calvário. Contemplar a glória de Deus deve nos trazer coragem e esperança em meio a cruzes do dia a dia.
Amparados pela experiência de transfiguração, que manifesta a glória de Deus, junto com os discípulos, deixemo-nos guiar por Cristo até a Montanha de seu sacrifÍcio ao Pai, em favor de cada um de nós. Unamos as nossas experiências de glória e de cruz a do Salvador e renovemos a decisão em seguirmos firmes na vontade do Pai.
Pe. Diego Spagnolo Paróquia de São Sebastião de Interlândia