Papa incentiva oração dos Salmos e garante que conduzem à felicidade

Durante seu ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo, o Papa Francisco relembrou na Audiência Geral desta quarta-feira (19) que a Igreja está vivenciando o Ano da Oração em preparação para o Jubileu de 2025 e recomendou a meditação do Livro dos Salmos.

O Papa descreveu o Livro dos Salmos como uma “sinfonia de oração”, cuja composição é obra do Espírito Santo. Segundo ele, assim como em uma sinfonia, os Salmos contêm diferentes tipos de oração: louvor, ação de graças, súplica, lamento, narração, reflexão de sabedoria e outros, tanto de forma pessoal quanto comunitária.

Além disso, o Pontífice ressalta que é importante lembrar que essas foram as orações de Jesus, Maria, dos Apóstolos e de todas as gerações cristãs que nos precederam. Os Salmos também são um elemento constante na celebração da Missa e na Liturgia das Horas.

Em provocação aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa questionou: “Pergunto a vocês: rezam com os Salmos algumas vezes?”, exortando: “Peguem a Bíblia ou o Novo Testamento e rezem um Salmo. Por exemplo, quando estão um pouco tristes por terem pecado, rezem o Salmo 50. […] Criem o hábito de rezar com os Salmos. Garanto que, no final, ficarão felizes”.

Para concluir, o Santo Padre pediu: “Irmãos e irmãs, que o Espírito Santo, que deu à Igreja Noiva as palavras para rezar ao seu divino Esposo, nos ajude a fazê-las ressoar na Igreja de hoje e a transformar este ano preparatório para o Jubileu em uma sinfonia de oração”.

*Com informações do Vatican News
Foto: Reprodução/Pixabay