Papa Francisco enfatiza o valor da literatura para o crescimento espiritual e pessoal

O Papa Francisco escreveu uma mensagem reflexiva e inspiradora aos futuros sacerdotes, agentes pastorais e a todos os cristãos, destacando a importância da literatura no amadurecimento pessoal e espiritual. Em uma carta divulgada no último domingo (4), o Pontífice falou sobre o impacto positivo que romances e poemas podem ter na formação dos indivíduos, pretendendo “despertar o amor pela leitura” e, sobretudo, “propor uma mudança radical de ritmo” na preparação dos candidatos ao sacerdócio, de modo que se dê mais espaço à leitura de obras literárias.

O Santo Padre explicou que os romances e poemas permitem aos leitores explorar emoções e situações vividas por outras pessoas. No entendimento de Francisco, tal experiência literária benéfica e essencial para ajudar as pessoas a lidar com as dificuldades da vida e desenvolver uma melhor compreensão de si mesmas.

Em sua mensagem, durante uma citação sobre os meios audivisuais, o Papa fala sobre como os leitores se tornam mais ativos quando lêem um livro. “Uma obra literária é, portanto, um texto vivo e sempre fértil”, afirma ele, destacando sobre como cada nova leitura pode renovar e expandir o universo pessoal do leitor.

A carta não se limita apenas aos agentes pastorais e futuros sacerdotes; é também um convite a todos os cristãos para reconhecer o papel da literatura em suas vidas. O Papa enfatiza que as pessoas podem encontrar um meio eficaz de crescimento pessoal e espiritual ao se envolver na literatura.

Francisco encerra com um convite à reflexão sobre o papel que a literatura pode desempenhar na educação do coração e da mente. Ele ressalta a afinidade entre o sacerdote e o poeta, destacando a união entre a palavra divina e a palavra humana, convidando todos a explorar essa junção para um enriquecimento mais profundo da vida espiritual e pessoal.

*Com informações do Vatican News
Foto: Reprodução/Internet