Missa Campal marca 26 anos do acidente com Romeiros de Anápolis

No último domingo (8), as Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Pedro e São Paulo celebraram a tradicional missa campal em memória dos romeiros vítimas do trágico acidente ocorrido na madrugada de 8 de setembro de 1998. Há 26 anos, dois ônibus que retornavam de uma peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida (SP) para Anápolis colidiram com um caminhão que transportava combustíveis, resultando na perda de 59 vidas.

A missa foi realizada na Praça dos Romeiros, local que recebeu esse nome em homenagem às vítimas e que abriga um monumento em sua memória. A praça se tornou um símbolo de luto e reverência para a comunidade de Anápolis, marcada por um dos momentos mais dolorosos de sua história. Na época, um velório coletivo marcou o evento com grande dor e emoção, e diversas famílias sofreram perdas significativas, incluindo crianças e adolescentes.

A tragédia recebeu ampla cobertura nacional. Em reconhecimento às vítimas, a Praça Gonçalves da Cruz foi renomeada para “Praça dos Romeiros” por meio da Lei Municipal nº 1.637. Dois anos depois, foi decidido construir um memorial na praça para perpetuar a memória das vítimas. Desde então, todos os anos, na data do acidente, realiza-se uma missa aberta para honrar as vítimas e oferecer conforto aos sobreviventes e familiares.

O Padre Allan Carlos Paiva, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Alexânia, presidiu a celebração de ontem. Ele recordou o trabalho do pároco da comunidade na época, que acompanhou as famílias enlutadas. Durante a homilia, Pe. Allan destacou a importância de valorizar a vida e as pessoas ao nosso redor, enfatizando que devemos ouvir mais e falar menos. “Devemos escutar a Deus e aqueles que estão ao nosso lado. Muitas vezes, não percebemos o pedido de ajuda do outro”, afirmou.

Além do Pe. Allan, outros sacerdotes concelebraram a Eucaristia. Ao final da Santa Missa, o atual administrador da Paróquia São Pedro e São Paulo, Pe. João Paulo Cardoso, lembrou o Bispo Diocesano, Dom João Wilk, e pediu aos fiéis que nunca se esqueçam de rezar por ele. Pe. João Paulo também aproveitou para agradecer a todos que colaboraram na realização da missa campal em memória dos romeiros.

*Com informações do Contexto