Ministros da região pastoral de Sant’Ana se reúnem para fortalecer sua missão

No último domingo (03), Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) de diversas paróquias da diocese se reuniram para fortalecer sua missão e sua devoção à Eucaristia. O evento, que foi realizado simultaneamente nas paróquias Nossa Senhora de Lourdes e Sagrada Família, reuniu cerca de 750 ministros, vindos de diferentes paróquias que compõem a região pastoral de Sant’Ana, setor 1.

O encontro, que reuniu homens e mulheres dedicados a essa importante missão, teve como objetivo fortalecer seus conhecimentos, compartilhar experiências e aprofundar sua espiritualidade. O cronograma foi composto por momentos de oração, música, palestras formativas e Santa Missa. As celebrações foram presididas pelos bispos Dom João Wilk, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Dom Dilmo Franco, na Paróquia Sagrada Família.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística desempenham um papel fundamental nas paróquias e comunidades católicas, ajudando os sacerdotes a distribuir a Sagrada Eucaristia durante as celebrações litúrgicas. Suas responsabilidades incluem também a preparação dos elementos da Eucaristia, a distribuição do Corpo de Cristo aos fiéis enfermos que não podem se locomover para receber a Comunhão e a Celebração da Palavra, na ausência de um sacerdote ou diácono.

Durante o encontro, os ministros tiveram a oportunidade de participar de palestras que abordaram temas cruciais relacionados à sua função. Questões como a importância da reverência e do respeito à Eucaristia, a ética e a espiritualidade envolvidas em seu papel foram discutidas. Além disso, os participantes também compartilharam suas experiências pessoais e histórias de como suas vidas foram enriquecidas por meio do serviço à comunidade.

Para muitos, este encontro não apenas fortaleceu sua compreensão de seu papel como ministros da Sagrada Comunhão, mas também renovou seu compromisso de serviço à comunidade. Além disso, o encontro promoveu um senso de comunidade entre os ministros extraordinários, permitindo-lhes compartilhar histórias, desafios e sucessos uns com os outros, para fortalecer ainda mais a rede de apoio e colaboração em diferentes paróquias do setor 1 da diocese.

A celebração da Eucaristia ocupa o lugar central na fé católica, e os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística desempenham um papel vital nesse processo. Este encontro não apenas capacitou esses dedicados voluntários, mas também fortaleceu sua conexão com sua fé e sua comunidade. Através do serviço à Eucaristia, eles continuam a desempenhar um papel fundamental na vida espiritual da Igreja Católica.

Os membros das demais regiões pastorais tem encontros marcados para os próximos domingos do mês de setembro. Enquanto isso, confira fotos deste domingo: