Livros sagrados

Para celebrar a Eucaristia e os demais Sacramentos, a Igreja utiliza alguns livros que contêm as fórmulas da riquíssima tradição eclesial. Às vezes são orações do século III, como a oração eucarística II; outras, são do século XX, como a oração eucarística IV. O rico tesouro da Igreja contém o novo e o antigo, que não se rivalizam, mas se apresentam numa maravilhosa continuidade na grande família dos filhos de Deus. Os livros, nos quais estão contidas todas essas riquezas da piedade cristã, devem ser bem feitos e tratados com reverência. O primeiro livro sagrado é o Missal: aquele que os sacerdotes utilizam para celebrar a Santa Missa; lá estão os ritos da Santa Missa, as orações ditas “eucológicas” (tiradas da tradição da Igreja e que servem para proclamarmos publicamente os louvores do Senhor), as bênçãos e outras orações, cujas mais importantes são as chamadas “orações eucarísticas”, que contêm o coração da ação litúrgica sagrada, a consagração do pão e o do vinho no Corpo e no Sangue do Senhor.

Outros livros presentes na Santa Missa são o Lecionário e o Evangeliário. Se o Missal atende mais à segunda parte da ação litúrgica, isto é, a parte eucarística; o Lecionário e o Evangeliário atendem à primeira, ou seja, a Liturgia da Palavra. Existe o Lecionário Dominical com as leituras que devem ser lidas nos três ciclos litúrgicos (A, B, C) e nas solenidades; temos também o Lecionário Ferial, que se utiliza durante os dias da semana e contêm as leituras distribuídas numa lógica par-ímpar, para serem lidas segundo o ano par ou ímpar. Há ainda o Lecionário Santoral, para celebrar a memórias dos santos de Deus. Por último, para atender à Liturgia da Palavra e dignificar o coração das Sagradas Escrituras que é o Evangelho, a Igreja fez um livro especialmente belo, o Evangeliário, normalmente bem adornado e que se leva em procissão no começo da Santa Missa e antes de proclamar o Evangelho do dia; nele estão os textos do Evangelho que devem ser lidos nas Santas Missas.

Há, finalmente, outros livros que podem ser utilizados durante a celebração da Eucaristia, mas que não são obrigatórios, como o Livro de Altar ou Livro das Orações Eucarísticas, utilizado quando há vários padres concelebrando a santa missa; nele estão os ritos da missa e suas orações eucarísticas. Os dois últimos livros são o da Oração dos Fiéis e o de Cânticos. No Livro da Oração dos fiéis encontramos vários modelos de Preces que podem ser usadas nas distintas celebrações; o de Cânticos existe para facilitar que todos os fiéis possam cantar durante a ação sagrada. Falando em livro de cânticos, a Diocese de Anápolis publicou, há pouco, seu Hinário Litúrgico, com 332 belos cantos.

Pe. Dr. Françoá Costa