No último sábado, dia 02 de março, ocorreu no auditório São João Paulo II da Cúria Diocesana de Anápolis a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDP) de 2024. O evento contou com a participação do Bispo Diocesano, Dom João Wilk, do Bispo Auxiliar, Dom Dilmo Franco, do coordenador de Pastoral, Pe. Danilo Malta, e cerca de 160 coordenadores ou representantes de pastorais, movimentos e grupos da Igreja Católica na diocese.
O objetivo da reunião pastoral foi refletir sobre a Campanha da Fraternidade e sobre o tema “Liderança Pastoral”, o qual foi estabelecido como foco diocesano para o ano atual, conforme proposto na assembleia anterior. O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, ao promover esse diálogo aberto e inclusivo, visa fortalecer os laços comunitários e consolidar uma abordagem colaborativa para a condução da vida pastoral na diocese.
Durante o encontro que reuniu coordenadores leigos, religiosos e padres assessores das diversas pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais presentes na diocese, Dom João falou sobre o preconceito de alguns católicos com a Campanha da Fraternidade e explicou sua finalidade desde seu surgimento, há 60 anos atrás, “A campanha foi inventada como uma forma de conversão”. Além disso, o bispo diocesano compartilhou que recebe a visita de suas sobrinhas da Polônia, as quais afirmou lhe serem muito “caras”, fez a apresentação delas e pediu a todos que rezassem uma Ave Maria por suas sobrinhas.
Dinâmica da reunião
Após o café da manhã de boas-vindas e um momento de oração conduzido por Dom Dilmo Franco, Pe. Danilo fez uma contextualização do momento atual e agradeceu a presença de todos os membros, dando início à pauta da reunião e passando a palavra para Pe. Fábio Aparecido Barbosa, diretor geral da Faculdade Católica de Anápolis e vigário da Catedral Bom Jesus da Lapa. Pe. Fábio conduziu a primeira formação do dia sobre a Campanha da Fraternidade, ressaltando a importância da amizade social entre os cristãos, enfatizando a abordagem do texto base deste ano.
Após um breve intervalo a reunião foi retomada com a explicação dos itinerários propostos na assembleia de 2023. Pe. Allan Paiva abordou o tema “Liderança Pastoral” e os pontos a serem enfatizados nos próximos meses em toda a diocese. Durante sua formação ele explicou o perfil do líder cristão e o que é necessário fazer para desempenhar a função com eficácia em nossas paróquias, movimentos e comunidades. “Não tem como ser líder cristão, sem conhecer e sem estar apaixonado por Jesus”, pontuou.
Escola de Formação de Líderes
Posteriormente à formação sobre liderança ministrada por Pe. Allan Paiva, Pe. Carlito Bernardes anunciou uma proposta que emergiu das partilhas da assembleia e que se tornou prioritária: a criação de uma escola diocesana de lideranças, na qual ele foi designado pelo Bispo Diocesano para coordenar.
Pe. Carlito apresentou um resumo do funcionamento da Escola de Formação de Líderes, idealizada para auxiliar padres, diáconos e coordenadores de pastorais em sua missão de formar novos líderes e capacitar cristãos autênticos para assumir, com responsabilidade, fé e coragem, o protagonismo na ação evangelizadora. Serão realizados nove encontros, um por mês, ao longo de nove meses, de acordo com o calendário diocesano. Esses encontros abordarão os aspectos espirituais, humanos e pastorais da liderança, consistindo em três palestras para cada dimensão. As atividades serão realizadas online, transmitidas pelo canal do Youtube da Diocese de Anápolis, e estarão disponíveis para acesso posterior dos interessados.
A reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDP) foi encerrada com as considerações finais e avisos proferidos por Dom Dilmo Franco que pediu que os fiéis não falem mal da Igreja, nem do Papa e sugeriu que todos busquem o caminho da unidade e da fraternidade entre os irmãos. Após o encerramento, todos desfrutaram de um almoço na Cúria Diocesana.
Confira alguns registros da primeira reunião do CDP de 2024: