Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
V. O Senhor o fez dono de sua casa.
R. E árbitro de todos os seus bens.
Oremos: Ó Deus, que em Vossa inefável providência escolhestes São José para esposo de Maria, Mãe do Vosso Filho, fazei que, venerando-o na terra como protetor, mereçamos tê-lo como intercessor no céu. Por Cristo Nosso Senhor.
R. Amém.
NOVENA de São José
1. Invocação ao Espírito Santo
2. Oração preparatória
Glória seja ao Pai, glória seja ao Filho e glória ao Espírito Santo, pela figura de São José, varão justo, santo e humano.
Glória a Deus pela santidade de São José vivida no trabalho comum da arte, com ganha-pão, com os calos das mãos.
Glória a Deus, pela suprema santidade de São José, trabalhador como nossos trabalhadores, a fim de que todos vejam que a santidade é possível em qualquer condição social. Assim seja.
3. Ladainha
4. Leitura bíblica com reflexão
5. Invocações:
a. Glorioso São José, imagem do Pai Eterno, chefe da Sagrada Família e exemplo de autoridade, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)
b. Glorioso São José, Pai adotivo de Jesus, chefe de família responsável e dono de casa virtuoso, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)
c. Glorioso São José, esposo da Virgem Maria, guarda vigilante do lar e esforçado mantenedor da família, rogai por nós e sede nosso protetor. (Pai Nosso, Ave Maria…)
6. Oração
Ó São José, santo simples e humano, admirável nas coisas simples e na vida cotidiana, todos em Vós se estimulam a uma santidade simples e profunda no trabalho normal de cada dia ou no emprego como qualquer empregado. Com a ajuda do Vosso exemplo, todos vêem que a santidade é possível a qualquer pessoa sem pensar em milagres ou êxtases. Vossa vida é um estímulo de comunhão com o Pai para todos nós. Assim seja.
7. Canto final