Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão
Amados em Cristo irmãos e irmãs da Diocese de Anápolis.
Paz a todos vós!
A partir da data de hoje, 17 de outubro de 2021, até o mês de outubro de 2023, o Santo Padre Papa Francisco tem para nós, junto com todos os católicos do mundo inteiro, de refletirmos sobre a Igreja como comunidade: ser e agir
juntos. Este tempo de reflexão será para a Igreja se preparar para uma Assembleia, que se chama Sínodo.
O que é Sínodo? A palavra Sínodo vem de duas palavras gregas: sin (que se refere à sintonia) e hodos (que significa caminho). Portanto, a palavra Sínodo significa “caminhar juntos”.
Desde os tempos de Jesus e dos Apóstolos, a prática de caminhar juntos se faz presente. Jesus percorria as cidades e povoados na companhia dos Apóstolos. povo o escutava em multidão. Quando surgiram as primeiras questões de como a Igreja deveria agir, coisas que Jesus não deixou resolvidas, os Apóstolos, entorno de São Pedro, se reuniram, discutiram, chegaram à conclusão comum e comunicaram a todas as comunidades já existentes.
Este processo de sentir-se comunidade, reunir-se e decidir juntos se chama, exatamente, Sínodo.
Ao longo da história, nos novos tempos e circunstâncias, os Pastores (bispos junto com o Papa) se reuniam, para traçar novos rumos. Isto, para ninguém se dispersar, mas todos pensarem e agirem da mesma maneira. Convocavam assembleias universais, nacionais ou regionais para decidir um único caminho, “caminhar juntos”. Nos anos ’60 do século passado, foi celebrado um Sínodo que recebeu o nome de Concílio Vaticano II. Os irmãos mais maduros lembram que foi o Concílio que nos ensinou que todos somos irmãos e que a Igreja somos todos nós.
Terminado o Concílio, o Papa São Paulo VI teve por bem dar continuidade às Assembleias de Bispos representantes de todos os países do mundo para tratar diversos temas importantes para a Igreja nestes tempos em constantes e rápidas transformações.
Desta vez, o Papa Francisco quer ouvir todos os batizados e aprofundar o sentido de ser comunidade, Povo de Deus unido caminhando juntos. Para este fim, nós também queremos dar a nossa contribuição. Se não todos os fiéis das paróquias poderão participar, pelo menos representantes de pastorais, movimentos e comunidades rurais e de bairros, poderão pensar e dizer sobre a vida religiosa na sua realidade.
Seremos perguntados sobre como é a nossa Diocese, paróquia, “capela”; como é a nossa comunidade, quais as expressões de sermos comunidade; somos verdadeiros e um tanto fingidos; há rixas entre nós; como é a participação dos moradores em geral na participação dos atos religiosos; podemos dizer que somos uma comunidade missionária e evangelizadora; funciona bem a nossa comunicação com os padres. E o nosso diálogo, colaboração com a realidade de
fora da Igreja: com o mundo político, com as escolas, associações e organizações de diversos tipos, pessoas de outras religiões etc..
A Comissão Pastoral da Diocese vai nos guiar e marcar as etapas.
Para iniciar, o cronograma das atividades será seguinte:
- Hoje, dia 17 de outubro de 2021, abertura solene do caminho sinodal na Catedral e nas Paróquias;
- Assembleia Diocesana no dia 20 de novembro. Tratará do tema: “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e Missão”.
- A Comissão Pastoral da Diocese fará a síntese dos resultados da Assembleia e, a partir, dessa elaborará um questionário mais detalhado;
- Até o dia 26 de novembro será entregue às paróquias um questionário. A paróquia se organiza como vai fazer esta etapa, p. ex. CPP, coordenadores das pastorais e movimentos, representantes das comunidades rurais e de bairros…;
- As respostas das paróquias deverão ser entregue à Comissão até o dia primeiro de fevereiro de 2022.
Contamos com o empenho de todos para darmos uma contribuição qualificada à Igreja de Jesus Cristo. Vamos caminhar juntos! Saúdo a todos em Jesus e Maria.
Anápolis, 17 de outubro de 2021.
João Wilk, Bispo Diocesano