Festa da Divina Misericórdia: A devoção revelada a Santa Faustina

Na história da devoção cristã, há momentos em que uma simples alma é escolhida para transmitir mensagens divinas de extraordinária importância. Tal é o caso de Santa Faustina Kowalska, uma humilde serva polonesa, cuja vida e visões nos legaram a devoção à Divina Misericórdia.

Nascida em 1905 na Polônia, Santa Faustina desde cedo demonstrou sinais de piedade e amor a Deus. Apesar das adversidades e da oposição dos pais, ela seguiu o chamado à vida religiosa, enfrentando dificuldades e provações até encontrar abrigo no seio da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia.

Foi lá, no silêncio da vida monástica, que Santa Faustina recebeu as visões de Jesus Misericordioso, revelando a ela a devoção e a festa da Divina Misericórdia. Por meio dessas visões, Jesus instruiu Faustina sobre a oração do terço da Divina Misericórdia, uma poderosa ferramenta de intercessão e perdão.

A festa da Divina Misericórdia, estabelecida pelo Papa São João Paulo II, é celebrada anualmente no segundo Domingo da Páscoa. É um momento de reflexão sobre a infinita misericórdia de Deus e uma oportunidade para buscar perdão e graça divina.

As revelações feitas por Jesus a Santa Faustina enfatizam a importância da misericórdia divina para a salvação das almas. A devoção à Divina Misericórdia é um chamado à transformação interior e à compaixão para com os outros, um convite para vivermos em conformidade com a vontade de Deus, buscando sempre a reconciliação e o perdão para que possamos experimentar a paz e a alegria que vêm da misericórdia de Deus.

Veja a seguir como rezar o Terço da Divina Misericórdia:

1. Sinal da Cruz
2. Pai Nosso
3. Ave Maria
4. Credo (Símbolo dos Apóstolos)

5. Nas contas maiores do Terço, ao rezar o Pai Nosso reza-se: Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

6. Nas contas menores do Terço, ao rezar a Ave Maria, reza-se: Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

7. Invocação. No final do terço, reza-se por três vezes: Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

8. Oração conclusiva (opcional)

Deus, Pai Misericordioso, que revelou Teu amor em Teu Filho Jesus Cristo, e o derramou sobre nós no Espírito Santo, confiamos-Te hoje o destino do mundo e de cada homem. Dobre-se sobre nós pecadores, cure nossa fraqueza, vença todo o mal, deixe que todos os habitantes da Terra experimentem a Tua misericórdia, para que em Ti, o Deus Trino, possam sempre encontrar a fonte da esperança. Pai Eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição de Teu Filho, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém.

*Com informações do ACI e Vatican News