Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis promove encontro com comunicadores para refletir sobre IA

O objetivo do evento foi apresentar a mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações, com o tema “Inteligência Artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.

Na última sexta-feira, dia 31, a Diocese de Anápolis, por meio de sua Secretaria de Comunicação (SECOM), reuniu profissionais da comunicação da região para o Encontro com os Comunicadores. O evento, que ocorre anualmente, tem como propósito expor a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, ressaltando a importância de uma comunicação que esteja enraizada na realidade humana. O bispo diocesano, Dom João Wilk, enfatizou que a comunicação deve partir e alcançar as pessoas, não se restringindo a ser um mero serviço desconectado das experiências humanas.

Ao apresentar a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, que abordou o tema “Inteligência Artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”, Dom João ressaltou a relevância de não perder de vista a essência humana em meio aos avanços tecnológicos. Ele destacou a necessidade de evitar o sensacionalismo nas notícias, buscando uma abordagem que promova a reflexão e não apenas gere uma reação negativa.

Outra atração da noite foi a palestra ministrada pelo jornalista Teo Taveira, diretor de marketing da TV Pai Eterno. Ele abordou o papel da Inteligência Artificial no dia a dia das redações, destacando sua utilidade como ferramenta auxiliar, mas alertando para a necessidade de manter a expressão dos sentimentos humanos nas notícias. “Precisamos entender as dores do outro”, disse.

Após as palestras, houve um momento de debate. Entre os principais assuntos discutidos pelos participantes estava a polarização na sociedade e nos debates públicos. Neste ponto, Dom João alertou para os riscos, destacando a missão do jornalista de ser objetivo e promover os valores democráticos. Ele enfatizou a importância de não se alinhar a nenhum dos extremos, mas sim manter um compromisso com a democracia e a pluralidade de ideias.

Tradição

O Encontro com os Comunicadores é uma tradição da Diocese de Anápolis que visa estreitar os laços com os profissionais de comunicação da região, além de promover uma reflexão sobre o papel da comunicação na sociedade contemporânea e fazer a exposição da mensagem do Papa. Neste ano, a ênfase foi na importância de uma abordagem que valorize a humanidade em meio aos avanços tecnológicos da IA e aos desafios do mundo moderno.

Após as palestras, os participantes do Encontro com os Comunicadores da Diocese de Anápolis desfrutaram de um momento de networking durante um coquetel. O ambiente descontraído proporcionou uma continuação das discussões iniciadas durante as palestras e o debate, promovendo uma conexão mais pessoal entre os comunicadores da região. Enquanto compartilhavam experiências e visões sobre a comunicação na era da inteligência artificial, os presentes puderam fortalecer os laços profissionais, o que reafirmou o compromisso com uma comunicação plenamente humana, como destacado pelo tema do evento. O coquetel ofereceu uma oportunidade adicional para refletir sobre os desafios e as oportunidades do cenário comunicacional contemporâneo.

Rolar para cima