Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis marca presença na festa de 20 anos da PPI em Curitiba

Com a atuação de 20 mil líderes voluntários, a pastoral realiza mensalmente visitas a 100 mil pessoas idosas em todo país

No dia 16 de novembro, foi realizada em Curitiba (PR) uma grande celebração pelos 20 anos da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). O evento reuniu mais de 3 mil líderes voluntários de diversas regiões do Brasil, celebrando a caminhada que já resultou em mais de 18 milhões de visitas domiciliares a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. A coordenação diocesana de Anápolis também esteve presente, representando nossa diocese, com a participação das líderes Mazilda Neves, Ir. Maria de Deus Raposo, e Ir. Madalena de Jesus Silva, que se juntaram a representantes de outras cidades de Goiás, como Itumbiara e Goiânia, para somar forças a essa grande missão de cuidado e amor ao próximo.

O evento começou com a chegada das caravanas de todo o país e foi marcado por momentos de espiritualidade e celebração. Destacou-se a presença de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba e a celebração eucarística, presidida por Dom José Antonio Peruzzo, presidente da PPI, que trouxe uma reflexão profunda sobre o cuidado e a ternura no serviço aos idosos. Em sua homilia, Dom Peruzzo ressaltou: “Não é possível evangelizar sem ternura! A todos vocês que ajudam na Pastoral da Pessoa Idosa, um dia Deus lhes dará um profundo abraço de gratidão.”

Outro momento de grande emoção foi a leitura de uma carta que trouxe uma bênção especial do Papa Francisco para os voluntários: “Que esta celebração seja um marco de uma verdadeira ‘cultura do encontro’ e da ‘solidariedade’, promovendo a inclusão das pessoas idosas na vida comunitária.”

A participação da Diocese de Anápolis no evento foi marcada por momentos de alegria, aprendizado e partilha. Ir. Maria de Deus Raposo, uma das representantes da diocese e do regional, destacou: “Fomos com muito orgulho representando a Diocese de Anápolis, conseguimos levar cinco representantes, pelo estado de Goiás também participaram as dioceses de Itumbiara e Goiânia. Chegando lá, fomos visitar a sede e encontramos com Ir. Terezinha Tortelli, secretária executiva, e a Dra. Sandra, presidente da PPI. Tudo foi muito bem preparado, com hospedagem solidária e famílias que adotaram os peregrinos. O evento estava muito bem organizado.”

Ir. Maria de Deus também comentou sobre os momentos emocionantes da celebração: “No dia da festa, tivemos a Santa Missa e o show com o Pe. Reginaldo Manzotti, além da apresentação do novo Guia do Líder e os parabéns pelos 20 anos. Bispos e padres pediram que mais paróquias implantem a pastoral, pois há uma grande necessidade no país de mais líderes, especialmente para atender aos idosos que não conseguem ir à Igreja.”

Mazilda Neves, que se despede da coordenação diocesana neste mês de novembro, expressou sua emoção: “Participar desse evento foi uma experiência incrível de partilha, estar com líderes do país todo, trocando experiências e vivendo uma fraternidade que fortalece ainda mais o nosso trabalho. A PPI é uma referência para o mundo inteiro. O Papa Francisco nos enviou uma carta, e foi um dos momentos mais emocionantes, apoiando o trabalho da Pastoral e incentivando novos missionários. Foi uma enorme satisfação fazer parte do reavivamento da Pastoral da Pessoa Idosa na Diocese de Anápolis, e espero que continuem o trabalho. A semente já foi plantada.”

Ir. Madalena de Jesus Silva, também esteve presente no evento e destacou a importância de expandir o trabalho da pastoral: “Estudos indicam que em 2025 o Brasil será a sexta população mais idosa do mundo. Por isso, é urgente implantar mais pastorais nas dioceses para atender a essa grande demanda de cuidado com os idosos.”

Padre Reginaldo Manzotti, embaixador da PPI desde 2015, encantou a plateia com um show repleto de espiritualidade e mensagens de fé. Durante diversos momentos de sua apresentação, ele enfatizou a importância de ampliar o trabalho da pastoral: “O Brasil está envelhecendo, e precisamos de mais líderes para que nenhum idoso se sinta sozinho.”

Novidades

Sandra Michellim, coordenadora nacional da PPI, anunciou o lançamento da nova edição do Guia do Líder. Após 10 anos, o material — essencial para as visitas domiciliares — está passando por uma atualização para fortalecer ainda mais o trabalho dos voluntários na missão de acompanhar as pessoas idosas. O anúncio foi recebido com entusiasmo, coroando a celebração com um clima de esperança e renovação.

O evento também foi marcado por depoimentos inspiradores. Irmã Terezinha Tortelli, uma das fundadoras, refletiu sobre o futuro da pastoral: “Nosso desejo é que a PPI continue crescendo, acompanhando todos que envelhecem, pois o Brasil está envelhecendo rapidamente.” Ao final, todos se uniram em uma calorosa comemoração pelos 20 anos de conquistas.

Informações da assessoria de comunicação para a Pastoral da Pessoa Idosa Nacional
Fotos: Arquivo pessoal de Mazilda / Bruno Fabiano / Agência Trinitas
Rolar para cima