Dia Mundial das Comunicações Sociais 2025 aborda comunicação pacífica

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado anualmente, visa incentivar a reflexão sobre o papel da comunicação na sociedade

Na última terça-feira (24), a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou o tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2025: “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações”, inspirado na passagem da Primeira Carta de São Pedro 3,15-16. A escolha reflete uma preocupação crescente com o estado atual da comunicação, que muitas vezes se torna violenta e hostil, ao invés de promover o diálogo e a compreensão.

O comunicado destaca que, em um cenário onde a comunicação se transforma em um campo de batalha – desde talk shows até as interações nas redes sociais – predomina uma dinâmica de competição e dominação. A mensagem é clara: é fundamental “desarmar” a comunicação, purificando-a da agressão e cultivando um ambiente propício ao diálogo construtivo.

Para os cristãos, a esperança é uma figura central, representada por Cristo, e está sempre ligada a um projeto comunitário. “Quando falamos de esperança cristã, não podemos ignorar uma comunidade que vive a mensagem de Jesus de forma autêntica”, ressalta o comunicado. Essa vivência comunitária é vista como um reflexo da esperança que os cristãos são chamados a comunicar, tanto por meio de palavras quanto por ações.

*Com informações do Vatican News
Foto:Reprodução/Cultura News