Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Dia Mundial da AIDS 2024: “Siga o caminho dos direitos”

No próximo dia 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em 2024, o tema escolhido é “Sigamos o caminho dos direitos”, que destaca a importância de garantir o acesso universal a consultas médicas, medicamentos, exames e atendimento humanizado na saúde, além da constante luta contra o preconceito.

A Pastoral da AIDS é um serviço da Igreja Católica no Brasil, organizado desde 2002, com o objetivo de enfrentar os desafios impostos pela epidemia de AIDS, tanto à sociedade quanto ao governo e à Igreja.

Desde agosto de 2024, a Diocese de Anápolis tem se empenhado, em parceria com as Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia, na implementação da Pastoral da AIDS nas paróquias da diocese. A Pastoral não oferece apenas assistência espiritual aos enfermos, mas também realiza ações de informação, acolhimento e compromisso social.

O Dia Mundial de Combate à AIDS é um momento importante para refletirmos sobre a vida das pessoas afetadas pelo HIV. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde e pela Assembleia Geral da ONU em 1988, cinco anos após a descoberta do HIV, causador da AIDS.

Antes da comemoração do 1º de dezembro, um novo relatório do UNAIDS — o programa conjunto da ONU dedicado a coordenar a resposta global à epidemia de HIV/AIDS — revela que o mundo tem potencial para alcançar a meta de erradicar a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. No entanto, isso só será possível se as lideranças mundiais garantirem a proteção dos direitos humanos de todas as pessoas que vivem com o HIV, assim como das que estão mais expostas ao risco de infecção. A mensagem principal do relatório é clara: “Sigamos o caminho dos direitos.”

Erradicar a AIDS requer que alcancemos e envolvamos todas as pessoas afetadas pelo HIV, incluindo aquelas mais excluídas e marginalizadas. A aceitação, o respeito e o cuidado são fundamentais. O Dia Mundial da AIDS de 2024 é um chamado à ação, para que possamos proteger a saúde de todos, defendendo seus direitos. Os líderes devem seguir o caminho dos direitos.

A Pastoral no Brasil

Em 2024, a meta da Pastoral da AIDS a nível nacional é mobilizar não apenas a comunidade cristã, mas toda a sociedade para superar o estigma e o preconceito associados ao HIV/AIDS. A Igreja, por meio da Pastoral e de outras entidades comprometidas com a causa, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da solidariedade.

Fundada em 2002, a Pastoral da AIDS é uma rede presente em todo o Brasil, com atuação nos 18 regionais da Igreja e equipes de coordenação em mais de 175 dioceses. A missão da Pastoral é evangelizar, trabalhar na prevenção e contenção da epidemia e promover uma vida digna para aqueles que vivem com HIV/AIDS e suas famílias.

 

*Com informações da UNAIDS e CNBB
Rolar para cima