Dia do seminarista: Um chamado à reflexão e ao compromisso

Neste 21 de junho, data em que a Igreja celebra São Luiz Gonzaga, padroeiro dos seminaristas, Dom Neri José Tondello, bispo diocesano de Juína (MT), compartilhou uma carta profunda e reflexiva destinada aos jovens que estão em formação para o sacerdócio. A carta, intitulada “Carta aos Seminaristas – dom e vocação”, foi divulgada pelo Vatican News, onde Dom Neri expõe suas experiências pessoais e oferece valiosos conselhos aos futuros sacerdotes.

Reflexão sobre a Jornada Vocacional

No texto, Dom Neri José Tondello destaca os marcos significativos de sua vida: “Estou fechando o ciclo dos meus 60 anos de vida, 30 anos de padre e meus 15 anos de bispo”, expressando profunda gratidão pela generosidade de Deus ao longo de sua jornada. Ele enfatiza a importância de compreender o propósito divino por trás dessas bênçãos e desafios.

Relembrando sua própria experiência no seminário, o bispo encoraja os seminaristas a cultivarem uma vida interior rica, encontrando na espiritualidade a base para um serviço autêntico à Igreja. Ele ressalta a necessidade de enfrentar os desafios contemporâneos com coragem e discernimento, buscando sempre a paz e a felicidade que só Jesus pode oferecer.

Inspirado nas palavras do Papa Francisco, a carta sublinha que o serviço sacerdotal não é apenas um compromisso pessoal, mas um testemunho de obediência ao chamado divino. O documento encoraja os seminaristas a abraçarem sua vocação com humildade, reconhecendo-se como instrumentos de Deus para o bem da comunidade.

São Luiz Gonzaga, cuja vida exemplar de devoção e serviço é celebrada hoje, serve de inspiração para os seminaristas seguirem seu legado de dedicação e amor aos mais necessitados. A vida do santo reforça a importância do compromisso pessoal e da entrega total a Deus na vida sacerdotal.

*Com informações do Vatican News
Foto: Reprodução/Internet