Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

CNBB convoca Tempo de Oração pela saúde do Papa Francisco

Na última terça-feira (19), a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta ao episcopado brasileiro propondo um tempo de oração em prol da “plena recuperação de saúde do Papa Francisco”. A proposta surgiu durante a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSEP), realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro na sede da CNBB, em Brasília.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, se dirigiu aos fiéis por meio de um vídeo, convidando a Igreja no Brasil a unir os corações em oração pela saúde do Santo Padre. A data escolhida para reforçar a solicitação foi a festa da Cátedra de São Pedro, comemorada no próximo sábado, 22 de fevereiro. Dom Jaime expressa o desejo de que, como Igreja, todos se unam em oração para que o Papa Francisco recupere rapidamente a sua saúde.

“Como Igreja, também nós nos dirigimos de uma forma toda especial ao senhor pedindo pela pronta recuperação de sua saúde”, afirmou o cardeal.

A CNBB sugere que todas as comunidades católicas no Brasil vivam esse tempo de oração, especialmente durante as Celebrações da Eucaristia e da Palavra, com uma intenção especial pela saúde do Papa. A Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB recomendou o acréscimo de uma intenção nas Orações dos Fiéis, com a seguinte formulação:

“Senhor Deus, vosso servo, o Papa Francisco, tornou-se para nós ‘testemunha dos sofrimentos de Cristo’. Nós vos suplicamos, vinde em seu auxílio, aliviando suas dores, na esperança da pronta recuperação da sua saúde, para continuar nos confirmando na fé.”

Além disso, os fiéis são convidados a intensificar suas orações pela recuperação do Papa Francisco, rezando o terço e oferecendo orações espontâneas.

Em sua carta, a CNBB também lembra a importância de pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para que a saúde do Papa seja restaurada. O documento foi assinado eletronicamente por Dom Jaime Spengler em 19 de fevereiro de 2025, e está disponível para verificação de autenticidade no site da CNBB.

 

*Com informações e imagem da CNBB
Rolar para cima