Bispo Diocesano conferirá Admissão e Ministérios aos seminaristas

Após ouvir o Conselho dos Formadores e mediante pedido formal dos seminaristas, Dom João concederá aos seminaristas da etapa configurativa a admissão entre os candidatos às ordens sacras e os ministérios de acólito e leitor

Cumprindo o itinerário formativo, proposto para a formação dos futuros presbíteros na ratio nationalis e na ratio fundamentalis, Dom João Wilk conferirá aos futuros presbíteros da Diocese de Anápolis esses ministérios, que são etapas importantes em sua jornada formativa.

Admissão entre os candidatos às ordens sacras: dom e compromisso

“O rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato” (Cerimonial dos Bispos, 479).

No ato da admissão, a Igreja acolhe o seminarista como candidato possível para o ministério ordenado. Seguindo o rito, o seminarista manifesta sua vontade de se entregar a Deus e à humanidade no exercício do ministério sacerdotal. A Igreja, através do Bispo que o preside, responde seu pedido livre e consciente, confirmando-o em sua decisão: “Ouvi, Senhor, as nossas suplicas, e abençoai + com o amor paterno este vosso filho que deseja dedicar-se a vós e servir ao vosso povo no ministério sagrado, a fim de que persevere em sua vocação e, unindo-se ao Cristo sacerdote com sincero amor, possa receber dignamente a missão apostólica. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”.

Após o pedido escrito, feito pelos seminaristas, e tendo ouvido o conselho dos formadores, Dom João Wilk conferirá no dia 8 de maio próximo, memória do Imaculado Coração de Maria, padroeiro do Seminário Maior Diocesano, a admissão entre os candidatos à ordem sacra aos seminaristas do primeiro ano da configuração: Fernando Justino Filho (Paróquia São Benedito de Nerópolis); Marcos Vinícius Santana (Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá) e Matheus dos Santos Pedrosa (Paróquia Santíssima Trindade em Anápolis).

Leitorado e Acolitato: caminho de maturidade e responsabilidade

“O Ministério de Leitor propõe ao seminarista o desafio de deixar-se transformar pela Palavra de Deus objeto da sua oração e do seu estudo” (Ratio Fundamentalis – RF, 72), esse ministério deve despertar “o seu coração para o anúncio e a missionariedade” (Ratio Nationalis – RN, 345). Já  “a concessão do Ministério de acólito implica uma participação mais profunda no mistério de Cristo que se doa e está presente na Eucaristia, na assembleia e no irmão” (RF, 72).

Tai ministérios são tão inerentes a realidade da ordenação sacerdotal que o Código de Direito Canônico, ao tratar da realidade do ministério ordenado, afirma: “nenhum candidato seja ordenado diácono, transitório ou permanente, antes que tenha recebido os Ministérios de Leitorado e Acolitato e os tenha exercido por tempo considerável (cf. CIC, cân. 1035, §1035)” (Projeto formativo dos Seminários, Diocese de Anápolis, p. 50-51).

Após o pedido dos Seminaristas e com parecer favorável da equipe de formadores, Dom João acolhe para o ministério de leitor os seminaristas do segundo ano da configuração, que o receberão no dia 27 de maio: Lucas Eduardo (Paróquia Bom Jesus de Jesúpolis) e Vinícius Alexandre (Paróquia São Mateus em Anápolis). Já o ministério de acólito será conferido aos seminaristas do terceiro ano da configuração: Caio Omar Figueiró (Paróquia Divino Pai Eterno em Anápolis), Lucas Simão Junior (Paróquia Bom Jesus de Jesúpolis) e Wilgner Batista Silva (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Anápolis).

A Diocese de Anápolis se alegra, junto com o Seminário Maior Diocesano, por cada candidato que dá passos concretos em direção ao ministério ordenado. Somos chamados à, como Igreja Particular, estar em comunhão com as graças que Deus, por intercessão da Senhora Sant’Ana, escolheu derramar sobre esta Diocese.

Unamo-nos em oração pelos seminaristas que iniciam no dia de hoje (24/5) o retiro em preparação para a recepção da admissão e ministérios, rezando com eles e por eles para que estejam dispostos e aptos à lograrem êxito na descoberta do chamado que Deus faz aos seus corações e pedindo ao Senhor que não cesse de suscitar nesta Diocese numerosas e santas vocações.

Rezemos pelas vocações:

Ó Jesus, Bom Pastor, concedei-nos sacerdotes segundo o Vosso Coração, pastores dedicados ao cuidado dos irmãos e irmãs em nossas comunidades; sacerdotes missionários, dóceis ao Divino Espírito Santo, que nos sustentem na fidelidade ao envio que de Vós recebemos.

Jesus Salvador, despertai na Diocese de Anápolis numerosas e santas vocações ao matrimônio, à vida consagrada e ao sacerdócio.

Maria, Rainha das Vocações ajudai-nos a responder SIM à Palavra de Deus!

Amém.

Texto: Marcos Vinícius Santana