Assembleia dos Bispos tem início nesta quarta-feira em Aparecida

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá início nesta quarta-feira, 10 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O evento, que reúne líderes eclesiásticos de todo o país, começará com uma missa às 7h, presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da CNBB, Dom Jaime Splenger.

A Assembleia, que marca um momento crucial para a Igreja Católica no Brasil, contará com a participação de cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além de bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de diversos organismos e pastorais da Igreja.

Em convite direto aos fiéis, o Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, propôs que este primeiro dia fosse dedicado à oração em conjunto com os bispos reunidos. Nesse gesto de comunhão espiritual, os católicos são chamados a rezar pelo bom andamento da 61ª Assembleia Geral, especialmente neste ano dedicado à oração pelo Jubileu 2025.

Programação do Dia

A programação do primeiro dia da assembleia inclui uma série de atividades importantes. A partir das 8h30, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, ocorrerá a primeira sessão, com a presença do Núncio Apóstolico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e membros da presidência da CNBB, entre outros.

A pauta da assembleia abordará temas cruciais para a Igreja no Brasil, como a realidade atual da evangelização e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Além disso, serão discutidos temas prioritários como o Sínodo dos Bispos 2021-2024, o Jubileu 2025, e questões relacionadas à juventude.

As coletivas de imprensa, um espaço fundamental para o diálogo com a sociedade, estão marcadas para as 10h30, na Sala de Coletivas do Centro de Eventos, onde os membros da presidência da CNBB abordarão os temas em destaque na assembleia.

No mesmo dia, às 16h, terá início o retiro espiritual dos bispos, com a pregação do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin. Um momento de reflexão e recolhimento que marcará a busca pela orientação divina para os trabalhos da 61ª Assembleia dos Bispos.

*Com informações e foto da CNBB