A cerimônia de beatificação da mártir brasileira Benigna Cardoso da Silva, que estava marcada para o próximo dia 21 de outubro, foi adiada pelo Vaticano por causa da pandemia de coronavírus.
Embora ainda não haja uma data prevista para a beatificação da jovem mártir, esta deverá ocorrer apenas em 2021.
“Não temos ainda uma nova data, mas não será este ano. Estamos aguardando o Vaticano. Vamos esperar manifestar”, declarou ao site Diário do Nordeste o reitor da Paróquia de Senhora Sant’Ana, Padre Paulo Lemos.
Segundo o sacerdote, a Diocese de Crato (CE) já imaginava que isso aconteceria, pois, em maio, outras beatificações também foram adiadas. “Foi aí que nosso bispo entrou em contato e recebeu o comunicado oficial há cerca de 15 dias”, disse Pe. Lemos.
Nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, foi assassinada, após se recusar a ter relações sexuais com um adolescente.
Segundo consta, a menina saiu de casa para buscar água a poucos metros de sua casa, como costumava fazer. Porém, foi abordada por Raul Alves, que a golpeou com um facão depois que ela resistiu a suas tentativas de ter relação sexual.
Na época do assassinato, conforme conta Vatican News, Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, escreveu a seguinte nota ao lado do registro de batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.
Desde então, vem aumentando a devoção à menina. Em 2004, teve início a Romaria da Menina Benigna, que acontece de 15 a 24 de outubro e entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará em junho de 2019.
Neste ano, a romaria acontecerá de forma virtual, em razão da pandemia de Covid-19, com celebrações transmitidas pelas redes sociais. As Missas serão restritas a 50% da capacidade das igrejas.
Fonte/foto: ACI Digital