Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado reúne líderes para reflexão e formação

Na manhã de hoje, 8 de março de 2025, aconteceu no Centro Pastoral São João Paulo II, localizado na Cúria Diocesana, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado. O encontro, que teve início às 7h30 e se estendeu até as 12h, contou com a presença de diversos representantes das pastorais e movimentos da Diocese, além de membros da Cúria e do clero.

A programação começou com a acolhida e o tradicional café da manhã, momento de integração e boas-vindas para todos os participantes. Às 8h, as Irmãs da Divina Misericórdia, conduziram alguns cantos de animação. Em seguida, o encontro seguiu com uma oração inicial, a Lectio Divina, baseada no Salmo 27,14: “Espera no Senhor e tem coragem”, com meditação conduzida pelo Pe. Edimilson Luiz, que levou os participantes a refletirem sobre a importância da esperança, mesmo nos momentos de desafios.

A primeira palestra do dia foi dedicada à Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O Pe. João Paulo Cardoso abordou a importância da preservação ambiental e a relação entre a fé cristã e a responsabilidade ecológica, destacando como a Igreja tem se posicionado para enfrentar as questões ambientais de forma integrada com a vida pastoral e social.

Após a palestra, houve um momento de plenário, onde os participantes puderam fazer perguntas e partilhar suas próprias experiências e pontuações sobre o tema abordado. Próximo às 10h, todos puderam desfrutar de um breve intervalo.

O segundo momento formativo foi dedicado ao Documento Final do Sínodo dos Bispos, com o tema “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação, Missão”. Pe. Eli Ferreira trouxe um aprofundamento sobre os princípios de uma Igreja sinodal, convidando os participantes a refletirem sobre o papel de cada um na construção de uma Igreja mais participativa e missionária. Ele falou também sobre a Assembleia Diocesana que acontecerá no final do ano.

Com a proximidade do término, o encontro seguiu com a palavra do Bispo Diocesano que destacou alguns dos próximos passos da Diocese e os desafios pastorais a serem enfrentados. Dom João aproveitou a ocasião para reforçar o convite para a Missa de posse de ofício do Bispo Coadjutor eleito, Dom Waldemar Passini Dalbello, no próximo dia 25 de março.

A reunião foi encerrada com as considerações finais e um almoço de confraternização entre os participantes. O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado é um espaço fundamental para a troca de ideias, o planejamento pastoral e a reflexão sobre as orientações da Igreja, reunindo os coordenadores líderes e responsáveis por diversas áreas da ação pastoral na Diocese de Anápolis.

Rolar para cima