Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

O tesouro do meu coração

Quem não sabe onde quer chegar, não saberá por qual caminho deve ir. Vai dar voltas sem chegar ao fim. Nosso Senhor Jesus Cristo nos alerta do perigo de confiar em um “guia cego”. Vão cair os dois no buraco. Podemos estar muitas vezes sem destino, em dúvida em que decisão tomar e apreensivos numa escolha. Muito sábio é pedir um conselho, uma orientação e uma palavra por uma visão diferente. Até é bom ter um guia. De tempos em tempos em nossa vida precisamos de um professor, de um instrutor, de um orientador. Mas ai daquele que encontra um “guia cego”, que não sabe nem para si, e muito menos vai saber para os outros.

Mas se é bom ter uma ajuda de um guia, como identificá-lo? Pelos seus frutos. O Senhor diz que “toda árvore é reconhecida pelos seus frutos”. Vamos encontrar pessoas boas e pessoas más nesse mundo. Esses graus de bondade e de maldade são variáveis. Há quem é boníssimo e quem é malvado. Quando vemos suas atitudes, podemos enxergar se esse pode ser um bom ou mau guia. O Senhor disse que devemos amar a todos, amigos e inimigos, bons e maus. Isso para trazer todos para o lado do Senhor, para o lado da misericórdia, do amor de Deus por todos os homens e mulheres. Mas nós não podemos cair no caminho da maldade. Cada um traz um tesouro no seu coração.

Jesus Cristo diz: “o homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro”. Um coração pode ter coisas boas e um coração pode ter coisas más. Primeiro tenho que ter cuidado do meu coração. Que meu tesouro seja bom. Que encha de sentimentos bons, amáveis, justos, honestos. As vezes vamos querer ver “o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no seu próprio olho”. É preciso cuidar do próprio tesouro de bondade. Mas cuidado com aquele que traz maldades, não deixe seu coração se corromper. Se você é forte para ajudar seu irmão a converter, ótimo. Mas se você é fraco, e seu irmão querer lhe levar para o mal, corra. “Sua boca fala do que o coração está cheio”. Seu coração deve estar cheio de fé, de confiança em Deus, cheio de esperança, cheio de amor de Deus. Seu coração deve transbordar de alegria, paz, bondade, compreensão, perdão, zelo, caridade, paciência, mansidão. Pena das pessoas que, pelo contrário, têm no coração guerra, maldade, inveja, ofensa, impaciência, amargura, ódio, raiva, ganância, soberba.

Como está o seu tesouro? O que você guarda no coração? Sua boca está dizendo tudo. Lembre-se: Cristo é o nosso mestre. Todo discípulo bem formado será como o mestre. Então tenha as mesmas qualidades do MESTRE: JESUS CRISTO.

Padre Rogério Moraes
Paróquia São José Operário
Rolar para cima