Dia do Nascituro e o compromisso com a vida

Em celebração ao Dia do Nascituro, nesta terça-feira, 8 de outubro, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota no último dia 4, reafirmando seu compromisso com a defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural.

A nota foi publicada no contexto da Semana Nacional da Vida 2024, cujo tema é “Idosos, memória viva da nossa história” e lema, “Na velhice darão frutos” (Salmos 92, 15). A Comissão destaca a importância de voltar o olhar para aqueles que ainda não nasceram, celebrando e renovando o compromisso com a cultura da vida, fundamentado no Evangelho de Jesus Cristo. O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica *Evangelii Gaudium*, é citado: “Um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento”.

Além de reafirmar a importância da vida, a nota incentiva a realização de ações nas comunidades católicas para marcar a data. Um dos principais gestos propostos é o “Sinal da Esperança”, que envolve acender velas e rezar juntos a ‘Oração do Nascituro’, simbolizando a luz de Cristo que ilumina e protege as vidas vulneráveis. A Comissão convida todos a se reunirem em frente a igrejas, praças públicas ou outros locais apropriados para essas ações.

A nota também sugere que as comunidades realizem atividades adicionais, como procissões e a oração do Santo Terço, em colaboração com pastorais e movimentos locais. O objetivo é unir forças em prol da promoção da cultura da vida.

Por fim, a Comissão pede a intercessão da Virgem Maria para que possamos construir um mundo mais justo e solidário, onde a vida seja respeitada e valorizada em todas as suas fases.

A nota foi assinada por Dom Bruno Elizeu Versari, Presidente da Comissão; Dom Moacir Silva Arantes, Conselheiro; e Dom Reginei José Modolo, Conselheiro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.

Na Diocese de Anápolis, no próximo dia 13 de outubro, será realizada a Caminhada pela Vida e contra o aborto, promovida pelas Associações Pró-Vida e Mulheres pela Vida. O evento busca conscientizar a população sobre a importância da defesa da vida desde a concepção e promete reunir diversas lideranças, pastorais, movimentos e leigos.

Em anos anteriores, a caminhada já se destacou, recebendo homenagens da Câmara Municipal em reconhecimento ao comprometimento com os valores da vida e da família. No ano passado, o evento reuniu centenas de fiéis e contou com a presença do saudoso bispo auxiliar Dom Dilmo Franco, que enfatizou a importância do respeito à vida em sua homilia. O evento culminou com uma solene Santa Missa na Catedral Diocesana, onde a mensagem de apoio e proteção aos nascituros foi reforçada.

A caminhada deste ano partirá da Praça das Mães, onde os participantes se reunirão para um momento de união e reflexão antes de percorrer as principais ruas da cidade. Os organizadores destacam que a presença de todos é fundamental para fortalecer a mensagem de defesa da vida e convidam cada membro da comunidade a se unir a essa causa.

O encerramento será marcado por uma Santa Missa na Catedral Bom Jesus da Lapa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom João Wilk, reforçando o compromisso da promoção do respeito à vida em todas as suas formas. A Diocese de Anápolis convida todos os cidadãos a se juntarem a este importante movimento em prol da vida.

*Com informações e imagem da CNBB