Encontro Diocesano: Secretários Paroquiais recebem capacitação na Cúria

Na última sexta-feira (04), a Diocese de Anápolis realizou um Encontro Diocesano de Formação para Secretárias(os) Paroquiais no Centro Pastoral São João Paulo II, na Cúria. Com o intuito de qualificar e orientar os colaboradores que atuam nas secretarias das diversas paróquias do território diocesano, o evento se estendeu até às 16h.

A formação teve a assessoria de Dom Edson Oriolo, Bispo de Leopoldina, Minas Gerais, e teve como tema “O Coaching na Secretaria Paroquial”. A programação foi iniciada com um momento de espiritualidade conduzido pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Edimilson Luiz de Almeida, que preparou os participantes para uma jornada de aprendizado e reflexão.

No período da manhã, Dom Edson abordou questões fundamentais como acolhimento, atenção, testemunho e discipulado no contexto das secretarias paroquiais. Ele também propôs uma dinâmica de avaliação pessoal, onde os participantes puderam refletir sobre a qualidade de seu atendimento. Além disso, enfatizou a importância de dar e receber feedbacks e de promover um trabalho em equipe eficaz.

Dom João Wilk, Bispo diocesano de Anápolis, esteve presente para reforçar a relevância do evento. Na parte da tarde, Dom Edson continuou suas contribuições, discutindo temas como gestão de conflitos, falta de objetividade e a necessidade de clareza sobre os papéis desempenhados nas secretarias.

O encontro também contou com momentos interativos, músicas e sorteios, criando um ambiente acolhedor e propício à troca de experiências. Essa interação proporcionou um espaço essencial para reflexão e aprendizado, fundamentais para a melhoria do serviço prestado nas comunidades.

Confira alguns registros do encontro: