Diáconos refletem sobre o serviço à Palavra e planejam ações do semestre

Na última segunda-feira (9), os diáconos permanentes de Anápolis realizaram sua reunião mensal na Cúria, um encontro que reuniu reflexões formativas e discussões sobre o futuro do serviço diaconal na diocese. Conduzida em dois momentos distintos, a reunião abordou o tema central “O Serviço à Palavra” e delineou o planejamento para o restante do semestre de 2024.

No segmento formativo, o Diácono Júlio trouxe uma reflexão profunda sobre o papel do diácono na proclamação e vivência da Palavra de Deus. Ele enfatizou que o ministério diaconal é caracterizado essencialmente pelo serviço à Palavra, seguindo o exemplo de Cristo Servo. Segundo o Diácono Júlio, o diácono deve proclamar a Palavra com autoridade, vivendo o que prega, ensinando com autenticidade e anunciando com fé.

Citando Papa Bento XVI e o Beato Paulo VI, o Diácono Júlio reforçou a importância de “entronizar o Evangelho”, colocando a Palavra de Deus no centro da vida pessoal e da missão diaconal. Ele destacou que o ritual de ordenação do diácono resume sua missão em três máximas: proclamar o Evangelho nas celebrações litúrgicas, ensinar a fé da Igreja com palavras e ações, e viver a fé de forma autêntica. Para ele, o diácono deve ser um testemunho vivo da Palavra, refletindo a caridade e a dedicação de Cristo.

Na segunda parte da reunião, de caráter informativo, os diáconos discutiram os aprendizados adquiridos no Encontro Regional realizado em Caldas Novas. As experiências compartilhadas serviram para fortalecer o espírito de colaboração entre os diáconos. Além disso, houve uma revisão das atividades previstas para o segundo semestre de 2024.