Mês da Bíblia: Esperança e renovação com o Livro de Ezequiel

O Mês da Bíblia 2024 é um convite à transformação interior e à vivência concreta da fé em comunidade

Setembro é um mês especial para a Igreja, marcado pela celebração do Mês da Bíblia. Desde 1971, esta tradição tem sido um importante ponto de encontro para a reflexão e o aprofundamento espiritual dos fiéis. O evento tem suas origens no Concílio Vaticano II, que enfatizou a importância do acesso das Escrituras Sagradas a todos os cristãos. A escolha do mês de setembro está associada à comemoração do Dia de São Jerônimo, no dia 30, conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim.

O Mês da Bíblia visa aproximar os fiéis da Palavra de Deus por meio de uma leitura orante e reflexiva das Escrituras. Além disso, busca incentivar o estudo bíblico em comunidade, fortalecendo a fé e a missão evangelizadora da Igreja. Para 2024, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) selecionou o livro de Ezequiel como tema central e o lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (Ez 37,14). O livro escolhido oferece uma mensagem poderosa de esperança e renovação.

Ezequiel, profeta ativo durante o exílio babilônico, transmite uma mensagem de ressurreição espiritual. Sua visão mais famosa, a dos ossos secos, ilustra como Deus pode trazer vida nova em situações de desolação e morte. A mensagem de Ezequiel convida os cristãos a confiar na promessa divina de renovação através do Espírito Santo, que pode reviver o que parecia estar morto.

– A Visão dos Ossos Secos (Ez 37,1-14): Ezequiel vê um vale cheio de ossos secos, representando a nação de Israel em desespero. Deus ordena que ele profetize sobre esses ossos, que então se reúnem e ganham vida com o sopro do Espírito de Deus, simbolizando a restauração e renovação espiritual prometida por Deus.

– Novo Coração e Novo Espírito (Ez 36,26-27): Deus promete transformar o coração de pedra do Seu povo em um coração de carne, destacando a importância da conversão e abertura ao Espírito Santo para uma verdadeira transformação espiritual.

Para 2024, a reflexão proposta foca na ação do Espírito Santo, que não só restaura Israel, mas também oferece uma nova vida em Cristo a todos que acolhem sua presença. O Espírito Santo é visto como o Consolador prometido por Jesus, que guia e fortalece os fiéis.

Durante o Mês da Bíblia, a Igreja convida as comunidades a se reunirem em torno da Palavra de Deus, promovendo estudos bíblicos, orações comunitárias e reflexões que incentivem a conversão e renovação espiritual. A prática sugerida é a lectio divina, um método de leitura, meditação, oração e contemplação das Escrituras.

Além disso, a CNBB recomenda que as comunidades aproveitem esse período para se aprofundar no estudo do livro de Ezequiel, refletindo sobre como a mensagem do profeta pode ser aplicada na vida cotidiana. Os Encontros Bíblicos devem ser momentos de partilha, onde cada participante contribui com suas reflexões e experiências, enriquecendo a vivência comunitária da fé.

*Com informações e imagem da CNBB