Papa reflete sobre gestos essenciais para vivenciar bem a Santa Missa

Na manhã do último domingo (28), Papa Francisco dirigiu-se às milhares de pessoas reunidas na Praça São Pedro para refletir sobre o verdadeiro significado da celebração eucarística. Na sua homilia durante o Ângelus, o Santo Padre destacou três gestos fundamentais que todos os católicos devem cultivar durante a missa: oferecer, dar graças e partilhar.

Baseando-se na narrativa do Evangelho de João (Jo 6, 1-15), que relata a multiplicação dos pães e peixes, o Papa explicou como esses gestos são cruciais para a vivência cristã cotidiana.

1. Oferecer

O Papa Francisco iniciou sua reflexão com o gesto de “oferecer”. Ele fez referência ao menino que, no relato evangélico, ofereceu seus cinco pães e dois peixes. “Oferecer é reconhecer que temos algo de bom para dar e dizer o nosso ‘sim’, mesmo que o que temos seja pouco em relação às grandes necessidades do mundo”, afirmou Francisco. Na missa, este gesto é simbolizado pelo sacerdote que coloca o pão e o vinho sobre o altar, e pelos fiéis que oferecem a si mesmos e suas vidas. O Papa sublinhou que, embora nossos dons possam parecer insignificantes, nas mãos de Deus eles se tornam o “maior milagre” – a presença divina entre nós para a salvação do mundo.

1. Dar Graças

Sobre o segundo gesto de “dar graças”, Francisco lembrou que Jesus, ao pegar os pães, deu graças antes de distribuí-los. “Dar graças é reconhecer que tudo o que temos é um dom de Deus”, explicou o Papa. Ele enfatizou que cada um de nós pode contribuir algo, mesmo que pequeno. “O que posso dar ao Senhor? Mesmo que nosso amor seja pequeno, ao oferecê-lo, o Senhor o recebe”, afirmou.

1. Partilhar

O terceiro gesto destacado foi o de “partilhar”. O Papa explicou que na missa, a Comunhão representa o momento de partilha, onde os fiéis se aproximam do altar para receber o Corpo e o Sangue de Cristo. “É um momento sublime que nos ensina a viver cada gesto de amor como um dom de graça”, disse Francisco, destacando que a partilha durante a Comunhão é uma expressão do bem transformado por Deus em alimento espiritual para todos.

Ao final de sua homilia, o Papa Francisco convidou os fiéis a refletirem sobre sua disposição em oferecer, dar graças e partilhar. Ele questionou: “Acredito realmente, pela graça de Deus, ter algo único para dar aos meus irmãos, ou sinto-me apenas um entre tantos? Sou agradecido aos dons com os quais Deus manifesta Seu amor? Vivo a partilha com os outros como um momento de enriquecimento recíproco?”

Concluindo, o Santo Padre pediu a intercessão da Virgem Maria para que todos possam viver cada Celebração Eucarística com fé renovada e reconhecer os “milagres” da graça de Deus no cotidiano.

* Com informações do Vatican Media
Foto: Reprodução/ G1 via Andreas Solaro / AFP