A canonização do jovem beato é uma inspiração de fé para os que buscam seguir modelos de santidade
Na manhã desta quinta-feira (23), o Papa Francisco recebeu em audiência o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, e autorizou a publicação de diversos decretos, incluindo o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis.
Carlo Acutis, um fiel leigo, nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra, e faleceu em 12 de outubro de 2006, em Monza, Itália, após uma batalha contra a leucemia. Reconhecido por sua devoção e habilidade na informática, Carlo utilizou seus dons para servir aos outros e disseminar conteúdos de formação cristã. Uma de suas frases mais conhecidas é que a Eucaristia era sua autoestrada para o céu.
O Papa Francisco elogiou a postura de Carlo durante o Angelus dominical, destacando que ele não se acomodou numa imobilidade confortável, mas buscou atender às necessidades de seu tempo, colocando Deus em primeiro lugar e servindo aos irmãos, especialmente aos mais necessitados.
Além do reconhecimento do milagre atribuído a Carlo Acutis, o Santo Padre também aprovou outros decretos relacionados à canonização de figuras exemplares da fé. Entre eles estão o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão do Beato Giuseppe Allamano, fundador do Instituto das Missões da Consolata, e o martírio de diversos servos e servas de Deus que foram assassinados por ódio à Fé em diferentes épocas e lugares.
Carlo Acutis e o Brasil
A devoção gerada pelo exemplo de Carlo Acutis se estende pelo mundo, emocionando fiéis de diversas partes, inclusive no Brasil. Nesta semana, uma relíquia de primeiro grau do beato, fios de seu cabelo, chegou a Pernambuco, onde será exposta na paróquia São João Paulo II, na sede da Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata. A relíquia foi entregue pela mãe de Carlo, Antonia Salzano Acutis, durante o Congresso Internacional de Pentecostes da Paz, em Assis, Itália. Os fiéis brasileiros terão agora a oportunidade de venerar a relíquia e se inspirar no exemplo de vida de Carlo Acutis, o ‘apóstolo da Internet’, que foi beatificado em 2020 após o reconhecimento de um milagre por sua intercessão, ocorrido justamente no Brasil.
Informações: Vatican Media Foto: Reprodução/Internet