IX Fiat promove discernimento vocacional entre jovens de Anápolis com a presença de Dom João Wilk

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, foi realizado no Mosteiro Santa Cruz o IX Fiat, encontro de Discernimento Vocacional promovido pela Pastoral Vocacional da Diocese de Anápolis. Com o intuito de auxiliar os jovens em uma das questões mais significativas de suas vidas, o evento ofereceu um espaço de reflexão e orientação sobre vocações, abrangendo não apenas o sacerdócio, mas também a vida religiosa e o matrimônio.

Destinado a rapazes com mais de 15 anos, o encontro contou com a participação de 44 jovens, com idades entre 15 e 25 anos. Os temas abordados incluíram as diversas vocações presentes na Igreja, desde as sacerdotais e religiosas até as missionárias e matrimoniais. Palestras, testemunhos, vídeos, animações, momentos de adoração e grupos de partilha compuseram a programação, proporcionando aos participantes uma ampla visão das diferentes formas de servir a Deus e à comunidade.

Dom João Wilk esteve presente no evento para celebrar a Santa Missa no domingo, dia 21. Durante a homilia, ele destacou o tema do Bom Pastor, colocando a figura de Jesus como modelo para todos os que buscam discernir sua vocação. Dom João enfatizou que Deus utiliza os talentos e habilidades de cada indivíduo como indicação de sua vocação, ressaltando a importância de reconhecer aquilo em que somos bons e como isso pode nos guiar para o caminho de nossa missão. Além de suas reflexões, Dom João Wilk compartilhou diversas histórias de sua infância e do período em que era seminarista

O Seminarista Wilgner Batista, presente desde a primeira edição do Fiat, destacou a importância do evento: “Ajuda aos jovens a entender melhor o que é vocação, como os padres, religiosos, casados realmente vivem. É colocá-los na realidade, mas também oferecer meios para que possam discernir aquilo que Deus quer deles”.

Além de proporcionar conhecimento sobre as vocações existentes, o IX Fiat teve como objetivo aproximar os jovens do seminário e dos institutos religiosos, incentivando-os a aprofundarem seu discernimento vocacional e a se engajarem na vida eclesial. Confira alguns registros do encontro: