Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Domingo do Bom Pastor: “As minhas ovelhas escutam a minha voz”

Hoje é celebrado o Domingo do Bom Pastor e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. Sempre no 4º Domingo da Páscoa a liturgia nos apresenta um trecho do capítulo 10º de São João, onde Jesus diz que Ele é o Bom Pastor das ovelhas. Cada padre em sua missão sacerdotal precisa se tornar o Bom Pastor dos fiéis que lhe foram confiados, seja em qualquer lugar que estiverem: na Paróquia, no Seminário, no Hospital, na sala de aula, em todos os lugares eles, os sacerdotes, são chamados a seguirem o exemplo de Jesus, imitarem de forma mais pessoal o Bom Pastor, Jesus Cristo.

Os fiéis por sua vez precisam se dispor a escutar a voz do Pastor, Jesus Cristo, que fala através dos sacerdotes (padres e bispos). Num mundo cheio de barulho e repleto de muitas vozes, os cristãos ficam perdidos ou preferem escutar outras vozes: vozes do mundo, vozes da riqueza, vozes de uma sexualidade desenfreada, vozes do egoísmo, vozes da intolerância, vozes da falta de compromisso, vozes da falta de estudo da doutrina da Igreja, vozes da indiferença, isto para citar apenas algumas. E se não estamos firmes na fé a voz de Jesus, o Bom Pastor, vai se tornando apenas mais uma dentre estas muitas vozes.

Nos dias de hoje temos que tomar cuidado até mesmo com as vozes daqueles que receberam o ofício de pastor, mas que não o desempenham na sinceridade e verdade, na comunhão com os bispos e o Santo Padre o Papa. Cuidado com os que falam mal do Papa e dos Bispos em comunhão com ele, não são pastores verdadeiros, não são bons pastores. Nem tudo que reluz é ouro, nem todos que aparentam ser pastores o são, o critério sempre será esse, falou mal do Papa e do Bispo, então não devo seguir esta voz.

Mas é preciso refletir: só Jesus, o Bom Pastor, é o que realmente me conhece, Ele sabe quem nós realmente somos, com todas as coisas boas e ruins que trazemos na nossa história; só Ele é capaz de dar a vida por nós, nos resgatar da lama do pecado, só nele poderemos encontrar a vida eterna; com outras vozes ficamos perdidos, mas seguindo a Sua voz estaremos na certeza de trilhar o verdadeiro caminho.

Caminhemos na fé e na certeza de que ouvindo a voz do Papa e do nosso Bispo estamos ouvindo a voz de Cristo, o Bom Pastor. Rezemos pelos nossos pastores para que sejam fiéis a Cristo e à Igreja, rezemos pelos nossos futuros pastores, seminaristas e religiosos que estão caminhando na formação, para que a- prendam a sempre serem fiéis a Cristo e à Igreja, e nela ao Papa e ao seu Bispo Diocesano. Rezemos sempre pelas vocações sacerdotais e religiosas. Que o Senhor nos ajude na nossa caminhada e que possamos nos abrir à escuta da Sua voz, de Jesus, o Bom Pastor.

Pe. Fábio Carlos de Araújo
Paróquia Imaculado Coração de Maria — Nerópolis

 

Rolar para cima