Papa exorta fraternidade e misericórdia inspirados por São Francisco

Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (05), os Frades Menores do Santuário de La Verna e da Província Toscana, por ocasião do oitavo centenário do dom dos estigmas recebidos por São Francisco de Assis em 1224. Em um encontro marcado pela reflexão sobre o significado dos estigmas e a mensagem de fraternidade e misericórdia, o Pontífice convidou os cristãos a seguirem o exemplo do santo de Assis.

O Santo Padre expressou gratidão pela presença da relíquia do sangue de São Francisco, levada pelos franciscanos. Ele enfatizou que os estigmas são sinais eloquentes da dor sofrida por Jesus para a salvação, mas também representam a vitória pascal sobre o sofrimento.

O Santo Padre enfatizou que, seguindo o exemplo de São Francisco, todo cristão é chamado a se dirigir aos “estigmatizados” pela vida, aqueles marcados pelo sofrimento, injustiça ou erros. Ele destacou o papel dos franciscanos como companheiros de viagem, apoiando e ajudando aqueles que carregam as cicatrizes das dificuldades.

Francisco ressaltou a importância da unidade no carisma dos Frades Menores, pontuando que esta é uma chamada de Cristo Crucificado. Ele incentivou os franciscanos a perseverarem como bons confessores, perdoando sempre, pois “Deus não se cansa de perdoar”.

Por fim, o Papa afirmou que os estigmas de São Francisco chamam os franciscanos a retornarem ao essencial em suas vidas, sendo portadores do perdão, da cura e da alegria na fraternidade, renovando-se diariamente com um ardor que brota do encontro pessoal com Cristo.

Ao concluir, o Pontífice invocou a graça da conversão contínua aos religiosos franciscanos, confiando-lhes uma oração em honra a São Francisco de Assis, para que seus estigmas sejam sinais luminosos de vida e ressurreição, indicando novos caminhos de paz e reconciliação.

*Com informações e imagem do Vatican Media