Dom João Wilk completa 26 anos de Episcopado: Uma trajetória marcada pela dedicação e serviço

Nesta quinta-feira, 04 de abril, a Diocese de Anápolis celebra um marco significativo: os 26 anos de episcopado de Dom João Wilk, Bispo Diocesano. Ao longo dessas mais de duas décadas, Dom João dedicou-se incansavelmente ao serviço religioso e pastoral, com compromisso e amor à comunidade.

Nascido em Seroczyn, Polônia, em 18 de setembro de 1951, Dom João Wilk trilhou sua jornada religiosa desde cedo, ingressando na Ordem dos Frades Menores Conventuais e sendo ordenado sacerdote em 24 de junho de 1976. Sua nomeação como bispo ocorreu em 28 de janeiro de 1998, seguida pela ordenação episcopal em 04 de abril do mesmo ano, momento em que assumiu a responsabilidade como segundo Bispo Diocesano de Formosa.

Sua chegada à Diocese de Anápolis, em 2004, marcou um novo capítulo em sua missão pastoral. Sob o lema “Ut Amor ametur” (“Para que o Amor seja amado”), Dom João tem se dedicado arduamente ao serviço do povo de Deus, promovendo a fé, a esperança e a caridade em todas as esferas da vida diocesana.

Ao longo de sua trajetória, Dom João Wilk foi reconhecido não apenas por suas responsabilidades eclesiásticas, mas também por suas contribuições à sociedade. Recebeu homenagens e títulos honoríficos, como o de Cidadão Goiano e a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira”.

Sua dedicação às pastorais e à construção de espaços para comunidade também são reconhecidas, como a criação de novas paróquias, a instituição de santuários e a melhoria das instalações da Faculdade Católica de Anápolis. Além disso, Dom João acompanhou de perto a construção de diversas igrejas na região e contribuiu para a expansão e aprimoramento das atividades da diocese.

Homenagem

Para celebrar esse importante marco, uma pequena comemoração foi realizada na manhã desta quinta-feira na Cúria Diocesana, com a presença de colaboradores, padres e do bispo auxiliar, Dom Dilmo Franco, onde também foram homenageados os demais aniversariantes do mês de abril.

Em suas breves palavras, Dom Dilmo elogiou a resiliência de Dom João Wilk e pontuou seus feitos para a diocese. “Parabéns pelos 26 anos de episcopado, parabéns por tantas obras realizadas e testemunho de vida do senhor para nós que é muito grande, que é muito forte e é um legado que o senhor deixa na Diocese de Anápolis também. Parabéns! É uma alegria tê-lo conosco”, disse.

Dom João Wilk continua a ser uma inspiração para toda a comunidade diocesana, guiando-a com sabedoria e amor em sua jornada de fé. Que seu exemplo de serviço e dedicação continue a iluminar o caminho de todos os fiéis da Diocese de Anápolis por muitos anos mais.