Clero reflete que mesmo no âmbito religioso, é preciso estar atento às diversas formas de violência, como difamação, calúnia e ódio
Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, o clero da Diocese de Anápolis se reuniu pela primeira vez no ano na Paróquia São João Evangelista, em Anápolis, sob a direção do Bispo Diocesano Dom João Wilk.
O encontro teve início com uma adoração silenciosa e a oração comunitária da Liturgia das Horas, seguida pela benção do Santíssimo Sacramento. Em seguida, os sacerdotes e diáconos presentes dirigiram-se ao auditório da paróquia para dar continuidade à reunião.
Durante o encontro, Pe. Fábio Barbosa conduziu uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social. Ele destacou os desafios da cultura do cancelamento e a importância do diálogo e da superação de conflitos em comunidade e família, enfatizando a necessidade de combater a violência em todas as suas formas. “Não há santidade no ódio, na violência e na divisão. Só na fraternidade”, afirmou.
O representante do clero, Pe. Rogério, fez a leitura das convocações para os padres, que incluíam a participação na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (2 de março – 8h às 12h – Cúria) e na reunião com os conselhos administrativos paroquiais (9 de março – 7h30 às 12h – Cúria).
Além disso, foi informado aos padres sobre a importância de encaminhar seus paroquianos para o encontro de formação para os secretários paroquiais (12 de março – 7h30 às 15h – Cúria) e para o encontro dos ministros extraordinários da comunhão eucarística (05 de maio – 7h30 às 17h – Centro de Convenções de Anápolis).
Dom João também apresentou as orientações para o clero acerca do uso das redes sociais, instruções aprovadas pela CNBB Regional Centro-Oeste em outubro do último ano. Ele enfatizou a importância de utilizar as redes sociais de forma sábia, prudente e coerente, transformando-as em um caminho pastoral para o encontro com Cristo e com uma comunidade viva.
Adicionalmente, o bispo anunciou que o novo ecônomo da Diocese é o Pe. Luiz Lemos e o novo chanceler é o Pe. Rogério Moraes. Por fim, solicitou que todas as paróquias realizem o exercício da Via Sacra, dirigido pelo pároco, nas sextas-feiras da Quaresma. A reunião foi encerrada com um almoço.