Catequese Diocesana de Anápolis fortalece compromisso com formação e reflexão

A Catequese Diocesana de Anápolis vem desempenhando um papel fundamental na formação e orientação dos catequistas e coordenadores da região, promovendo eventos que enriquecem o conhecimento e a prática catequética. Nas últimas semanas, diversas atividades têm marcado o calendário da Pastoral na diocese, destacando-se retiros e formações em locais estratégicos para aprofundar o entendimento dos participantes.

No último dia 10 e 11 de fevereiro, a Chácara Villa Barelli foi o cenário para o Retiro de Catequistas, um momento de imersão e reflexão sob o tema “Jesus e a Samaritana”. Este evento proporcionou aos participantes uma oportunidade única de explorar as dimensões mais profundas desse encontro bíblico, relacionando-o com os desafios contemporâneos da catequese.

Posteriormente, em um ambiente igualmente propício para a reflexão, a Chácara Mar e Guerra, em Pirenópolis, foi palco, no dia 17 de fevereiro, de uma Formação para Catequistas e Coordenadores da Região 3 (Nossa Senhora do Rosário). Ali, os participantes puderam dialogar sobre temas cruciais para o desenvolvimento da catequese local, fortalecendo vínculos e partilhando experiências valiosas.

Já no dia 18 de fevereiro, foi a vez dos coordenadores e catequistas das Regiões 1 e 2 receberem formação, com a acolhida calorosa da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Alexandrina. Essa ocasião marcou um importante momento de integração entre as diversas comunidades, ressaltando a importância da união e cooperação na missão catequética.

O tema trabalhado durante essas formações foi uma continuidade do que foi definido na Assembleia da Catequese em novembro de 2023: a criatividade do catequista e questões práticas sobre a formação de turmas, idades, planejamento, comunicação, formação e matrículas. Essa abordagem demonstra o compromisso da Catequese em fornecer ferramentas eficazes e atuais para o aprimoramento contínuo dos seus agentes de pastoral.

Esses eventos capacitam os catequistas e coordenadores para enfrentar os desafios contemporâneos da catequese, permitindo que continuem a cumprir sua missão de transmitir a mensagem evangélica com eficácia e relevância. A Catequese Diocesana de Anápolis reafirma, assim, seu compromisso com a formação integral e contínua de seus agentes pastorais, visando sempre um serviço cada vez mais qualificado e próximo às necessidades do povo de Deus.