“JAMAIS ACEITAREMOS QUAISQUER INICIATIVAS QUE PRETENDAM APOIAR E PROMOVER O ABORTO”
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou ontem (14) uma nota oficial enfatizando sua posição relativa ao aborto. A declaração da CNBB, que é a instituição permanente que congrega os bispos católicos no país, reafirma o compromisso da Igreja Católica com a defesa da vida desde a concepção até a morte natural.
Na nota, a CNBB expressa preocupação e desaprovação com os debates em curso sobre a legalização do aborto por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442. A entidade ressalta que a vida é um dom divino e um direito fundamental que deve ser preservado e protegido em todas as situações, “jamais um direito pode ser exigido às custas de outro ser humano”.
Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, enfatizou em vídeo a posição da CNBB como defensora da vida em todas as suas etapas e sustenta que a vida humana é sagrada e inviolável. A nota da CNBB e o vídeo também destacam que que instituição entende o pedido como antidemocrático, uma vez que exigem do Supremo Tribunal Federal uma função que não lhe cabe, a de legislar.
A declaração da CNBB é encerrada com os dizeres: “pois, se até hoje o aborto não foi aprovado como querem os autores da ADPF não é por falta de omissão do Parlamento, senão por absoluta falta de interesse do Povo Brasileiro, de quem todo poder emana, conforme parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal”, em seguida afirmam que jamais aceitarão o apoio e a promoção do aborto.
Confira o vídeo abaixo: