A Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Anápolis, realizou no último sábado (12) das 8h às 13h, a 2ª etapa de Capacitação de novos líderes, desta vez a oficina tratou da utilização de um aplicativo de cadastro e coleta de dados das pessoas idosas visitadas e conhecimentos do Sistema de Informação da PPI. A formação foi ministrada no Convento Aldeia da Paz, em Pirenópolis (GO).
A Equipe Diocesana contou mais uma vez com o apoio das Irmãs Missionárias dos Pobres, que gentilmente cederam o local, alimentação e logística. A oficina teve como facilitadora, Mazilda Neves, Coordenadora Diocesana que orientou os lideres quanto a correta inserção dos dados no Aplicativo da PPI.
A formação foi direcionada apenas para os líderes da Diocese de Anápolis, que atuam nas capelas ligadas às Paróquias Nossa Senhora do Rosário e Santa Bárbara, em Pirenópolis. Alguns líderes se deslocaram dos Povoados de Placas, Lagolândia e Malhador para participarem da formação.
Segundo a coordenadora da pastoral, o perfil dos líderes voluntários é diversificado e composto por agentes de saúde, pedagogos, donas de casa, assistente social, uma odontóloga, religiosas e aposentadas. “Todos se dispuseram a visitar as pessoas idosas de suas comunidades. Temos uma líder de 73 anos, Sra. Eva D’Abadia que se esforçou para aprender a usar o Aplicativo e conseguiu com muito êxito”, conta Mazilda.
O aplicativo da PPI chega para facilitar o cadastro e o envio das informações e indicadores para a Pastoral da Pessoa Idosa Nacional e ao Ministério da Saúde, gerando dados para fomentar a criação de Políticas Públicas para as pessoas idosas de todo o país.