57º Dia Mundial das Comunicações Sociais propõe comunicação livre, limpa e cordial

No último sábado (20), em comemoração ao 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, os comunicadores e jornalistas da cidade, junto com os coordenadores da Pascom da Diocese de Anápolis se reuniram para um café da manhã na Cúria Diocesana, onde puderam ouvir através do bispo auxiliar de Anápolis, Dom Dilmo Franco, a mensagem do Papa Francisco para a data, celebrada todos os anos na solenidade da Ascensão do Senhor.

A manhã de confraternização teve o intuito de repassar àqueles que trabalham nos meios de comunicação, a mensagem que o Pontífice deixou para este dia, sob o tema “Falar com o coração – Testemunhando a verdade no amor”. Além disso, após a escuta do apelo do Papa sobre ter cordialidade no comunicar, os presentes puderam partilhar experiências, tirar dúvidas e conversar a respeito dos desafios de sua profissão com o bispo.

Durante a apresentação da mensagem, Dom Dilmo pontou que é preciso comunicar a dignidade da pessoa humana e levar conhecimento ao outro, “fazer com que ele cresça” e não criar polêmicas. “A linguagem do comunicador cristão deve ser apaziguadora, ajudar a resolver os conflitos”, disse. De acordo com ele, “podemos falar de tudo e de todos, mas temos que respeitar a liberdade do outro”. Em seguida acrescentou que temos que olhar o que o mundo precisa ouvir e questionou aos comunicadores se estão comunicando aquilo que vai de encontro às necessidades da sociedade.

Nos tempos atuais, marcados por polarizações e debates, a celebração do 57ª Dia Mundial das Comunicações é um convite a ir contra a maré. Comunicar cordialmente é um dos apelos do Papa. Para ele, “quem assim fala, ama o outro, pois preocupa-se com ele e salvaguarda a sua liberdade, sem a violar”, como diz na mensagem e reforça Dom Dilmo, “o meu jeito de falar, de agir com outro, transmite fraternidade? […] A comunicação não pode chegar aos extremos da polarização”.

Ao final do evento, alguns jornalistas e convidados partilharam suas experiências e tiraram algumas dúvidas a respeito da mensagem. Confira alguns registros a seguir: