Na manhã deste sábado (11), pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom João Wilk e a prece da Igreja reunida na Paróquia São José Operário, em Anápolis, os seminaristas Wailton Coelho de Faria e Bruno de Jesus Torres foram ordenados diáconos temporários da Igreja. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem e os eleitos a partir de agora se dedicarão ao serviço ao povo de Deus na caridade, na palavra e na liturgia. Com a ordenação, os dois dão um novo passo em direção ao sacerdócio.
Na homilia, Dom João dirigindo-se especialmente aos ordenandos, lembrou que os Apóstolos formavam a estrutura da Igreja e que recebiam ajuda dos diáconos para que tivessem mais tempo para a Palavra. “Para serem eleitos, os diáconos têm que ser pessoas de direito, respeitosas e de respeito”, disse.
Como cristãos devemos ter afinada moderação, pontuou o bispo de Anápolis e disse ainda que um diácono deve ser um homem de consciência limpa, fazer no mundo o que prega na Igreja. Acrescentou também que os diáconos devem ser amantes e defensores do povo e da Igreja, “como Judith fez, defendeu e salvou seu povo”, comparou.
A Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Dilmo Franco e por diversos padres da nossa diocese. Após a homilia, Bruno e Wailton manifestaram perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato.
Em seguida, prostrados ao chão, cantou-se a Ladainha e logo após foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, que pede a Deus para que “envie sobre eles o Espírito Santo, que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”.
Os diáconos foram então revestidos de estola e dalmática (vestes próprias do ministério), receberam o Livro dos Evangelhos, o abraço da paz e acolhida de todo o clero. Após a celebração da missa um almoço foi servido em comemoração à ordenação dos vocacionados. Veja as fotos da ordenação.
Fotos: Cecilia Calliman.