Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Dois novos diáconos são ordenados em Anápolis

Na manhã deste sábado (11), pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom João Wilk e a prece da Igreja reunida na Paróquia São José Operário, em Anápolis, os seminaristas Wailton Coelho de Faria e Bruno de Jesus Torres foram ordenados diáconos temporários da Igreja. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem e os eleitos a partir de agora se dedicarão ao serviço ao povo de Deus na caridade, na palavra e na liturgia. Com a ordenação, os dois dão um novo passo em direção ao sacerdócio.

Na homilia, Dom João dirigindo-se especialmente aos ordenandos, lembrou que os Apóstolos formavam a estrutura da Igreja e que recebiam ajuda dos diáconos para que tivessem mais tempo para a Palavra. “Para serem eleitos, os diáconos têm que ser pessoas de direito, respeitosas e de respeito”, disse.

Como cristãos devemos ter afinada moderação, pontuou o bispo de Anápolis e disse ainda que um diácono deve ser um homem de consciência limpa, fazer no mundo o que prega na Igreja. Acrescentou também que os diáconos devem ser amantes e defensores do povo e da Igreja, “como Judith fez, defendeu e salvou seu povo”, comparou.

A Missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Dilmo Franco e por diversos padres da nossa diocese. Após a homilia, Bruno e Wailton manifestaram perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconato.

Em seguida, prostrados ao chão, cantou-se a Ladainha e logo após foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, que pede a Deus para que “envie sobre eles o Espírito Santo, que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”.

Os diáconos foram então revestidos de estola e dalmática (vestes próprias do ministério), receberam o Livro dos Evangelhos, o abraço da paz e acolhida de todo o clero. Após a celebração da missa um almoço foi servido em comemoração à ordenação dos vocacionados. Veja as fotos da ordenação.

 

Fotos: Cecilia Calliman.

Rolar para cima