Na noite desta sexta-feira, dia 18 de novembro, foi aberta a 16ª edição da Assembleia Diocesana, no Centro Pastoral São João Paulo II. O encontro reúne os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, representantes de todas as Paróquias, movimentos e pastorais da Diocese de Anápolis.
Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Danilo Malta, fez a abertura com a acolhida dos participantes. Em seguida, houve um momento orante, conduzido pelo Coral Laudamus, do Maestro Leonardo Júnior. As orações seguem a temática Vocacional.
O tema da Assembleia é o 3° Ano Vocacional do Brasil, que será aberto neste final de semana. Na Diocese de Anápolis, o ano vocacional será aberto por Dom Dilmo, neste domingo, dia 20, com celebração eucarística às 18h na Catedral Bom Jesus.
Abertura
Bispo Diocesano de Anápolis, Dom João Wilk destacou sua alegria e gratidão na abertura da Assembleia. “Louvado seja Deus, que nos permite reunirmos para planejar juntos nosso novo ano pastoral. A pandemia impossibilitou realizar nossa Assembleia nos últimos dois anos, mas aqui estamos reunidos para mais um encontro que reflete nossas ações evangelizadoras” , destacou.
Dom João ressaltou que cada Assembleia traz uma graça e uma prioridade. Vocações, família e juventude são as prioridades da Diocese de Anápolis. “Estou muito feliz com a presença de vocês, lideranças de quase todas as Paróquias de nossa Diocese. Foram escolhidos para participar deste momento para levar os frutos e compromissos de nossa Assembleia”, disse.
Dom João afirmou que o trabalho com as vocações é uma necessidade urgente, uma graça e uma missão. No entanto, ele afirmou que deseja futuramente proclamar um Ano da Liturgia, para refletir e aprimorar as celebrações. “Temos que investir na evangelização pela beleza”, salientou.
Assessor
Bispo Auxiliar de Anápolis, Dom Dilmo Franco é o assessor da Assembleia Diocesana de 2022, que tem como tema o 3° Ano Vocacional do Brasil: “Vocação: Graça e missão”. A Diocese de Anápolis em comunhão com a Igreja do Brasil celebrará esse Ano, com várias ações pastorais neste âmbito.
Dom Dilmo destacou que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formação das vocações. Além disso, citou o provérbio africano usado sempre pelo Papa Francisco: “Se queres andar rápido, caminha sozinho. Se queres ir longe; caminha com os outros”. O lema do Ano Vocacional é “corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
“A origem, o centro e a meta de toda vocação vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo”, afirmou o bispo. Ele ressaltou que o chamado principal do ser humano é para eternidade. Todo batizado é chamado a ser santo. A partir da relação com Jesus, cada pessoa discerne sua vocação específica e a responde com a liberdade dos filhos de Deus.
Dom Dilmo apresentou o primeiro capítulo do texto-base em preparação para o Ano Vocacional. O texto trata sobre vocação como povo de Deus segundo a eclesiologia do Vaticano II, a partir do discípulo missionário, perspectiva da Conferência de Aparecida, e também do Magistério do Papa Francisco, com ênfase na alegria e na capacidade de escuta.
As atividades do dia foram encerradas com um jantar.
Texto: Pascom Diocesana | Fotos: Pedro Rafael