São Domingos

Novena

1. Invocação ao Espírito Santo

2. Oração preparatória

Senhor e Pai, estamos diante de Vós, com humildade e reverência, para vos dar glória e vos bendizer por causa da grande santidade de São Domingos, que queremos meditar nesta Novena. Ajudai-nos, Pai celeste, a sair renovados e mais fiéis desta contemplação da vida e do testemunho de São Domingos, que à difusão e melhoramento da fé consagrou sua vida e seus dotes. Em tudo sejais vós amado e glorificado.  Assim seja.

3. Ladainha  (pode ser a de Todos os Santos)

Oração:

Ó São Domingos, antes do vosso nascimento, vossa mãe entreviu um urso com um facho luminosíssimo na boca, clareando muito e por longe. Era o anúncio de vossa missão futura como sábio e pregador. Ó São Domingos, intercedei por todos aqueles que pregam o Evangelho e escrevem sobre a doutrina, para que guardem fidelidade absoluta a Jesus e ao Magistério da Santa Igreja.  Assim seja.

4. Leitura bíblica e reflexão

5. Invocações:

a. Nós vos louvamos, São Domingos, porque desde pequeno tivestes a graça da boa formação caseira. Rogai a Deus pelas crianças que não têm esta chance e rogai a Deus pelas crianças que têm nos seus pais os primeiros educadores, para que valorizem esta graça.  (Pai Nosso…, Ave Maria…)

b. Nós vos louvamos, São Domingos, como estudante piedoso e caridoso, dedicado aos pobres e humildes, a ponto de vender vossos livros para ajudá-los. Rogai a Deus pelos estudantes, para que cultivem também a piedade.  (Pai Nosso…, Ave Maria…)

c. Nós vos louvamos, São Domingos, profundo conhecedor da teologia. Rogai a Deus pelos teólogos, para que sejam guias e luminares dos pregadores e dos fiéis. (Pai Nosso…, Ave Maria…)

6. Oração:  Ó São Domingos, vós fostes o grande pregador da fidelidade doutrinária, enfrentastes os hereges com vigor e fundastes benemérita Ordem dos Pregadores ou dos Dominicanos para continuidade de vosso trabalho apostólico. Da glória do céu, onde estais, abençoai e orientai os Dominicanos para serem fiéis ao Espírito do Fundador e continuarem como os luzeiros da Santa Igreja. Assim seja.

7. Canto final

Oração

Ó Deus, que vos dignastes iluminar o mundo com as virtudes e a sabedoria do Bem-aventurado Domingos, e o zelo deste santo levou muitos homens a Jesus, e a sua devoção à Virgem do Rosário salvou muitas almas, fazei que pela intercessão de São Domingos muitos outros fachos de luz se acendam na Igreja Católica, para iluminar e aquecer o coração de todos os homens de boa vontade. São Domingos, rogai por nós.