Tríduo de Santa Clara
1o Dia
Ó Seráfica Santa Clara, primeira discípula do Poverello de Assis, que abandonaste riquezas e honras por uma vida de sacrifício e de altíssima pobreza, obtende-nos de Deus a graça de sermos sempre submissos à vontade divina e confiantes na Providência do Pai Celestial.
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
2o Dia
Ó Seráfica Santa Clara que, embora vivendo segregada do mundo, não esquecestes dos aflitos, mas vos fizestes sua mãe, sacrificando por eles as vossas riquezas e fazendo inúmeros milagres em seu favor, obtende-nos de Deus a caridade cristã para com os nossos irmãos sofredores, em todas as necessidades materiais e espirituais.
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
3o Dia
Ó Seráfica Santa Clara, luz da vossa pátria, que livraste a Itália dos bárbaros devastadores, obtende-nos de Deus a graça de vencermos as insídias do mundo contra a fé e a moral, conservando nas nossas famílias a verdadeira paz cristã, com santo temor de Deus e a devoção ao Santíssimo Sacramento do Altar.
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
Bênção de Santa Clara.
Amém.
Oração à Santa Clara
Ó heróica virgem Santa Clara, que em hora perigosa para a paz do vosso mosteiro e da vossa pátria, superando medo e fraqueza, e animada de fé e na palavra, dirigistes ao Coração Eucarístico de Jesus esta prece: Ó Senhor, não entregueis às feras as almas que em Vós confiam! Vós que desassombradamente enfrentastes os bárbaros e, levantando o sagrado Cibório, pusestes os invasores em precipitada fúria, atendei hoje, benigna, as nossas orações e apresentai-as juntamente com as vossas ao trono do Divino Cordeiro, para nos obterdes misericórdia.
Oferecei ao seu Coração compassivo, nestes dias de provação, as angústias dos corações e os sofrimentos físicos dos povos; a Ele repetir mais uma vez a vossa oração confiante e obtende o triunfo da justiça para o mundo, a tranqüilidade e prosperidade para o Brasil, e para todos mais ardente amor à Eucaristia. Assim seja.