8º Encontro Nacional da Pascom em Aparecida aborda uso de tecnologia na evangelização

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Centro de Eventos Padre Victor Coelho, no Santuário Nacional de Aparecida, sediou o 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento reuniu coordenadores de diversas dioceses, incluindo a representante da Pascom de Anápolis, para discutir o tema “Pastoral da Comunicação em uma Mudança de Época: Desafios e Perspectivas”.

Um dos destaques do encontro foi a reflexão sobre o uso das ferramentas de inteligência artificial na comunicação pastoral. Os participantes analisaram os impactos positivos e negativos dessa tecnologia, enfatizando suas possíveis contribuições para a evangelização e a administração das atividades paroquiais. Foi discutida a importância de empregar essas ferramentas de maneira ética e eficaz, visando ampliar o alcance das mensagens pastorais e melhorar a interação com os fiéis.

Além disso, o desafio da inculturação digital da Igreja foi abordado, enfatizando a missão de ser “sal e luz no mundo”. Foi ressaltada a necessidade de evitar os perigos do assujeitamento na busca por engajamento, que poderiam comprometer o testemunho cristão no ambiente digital.

O evento não se limitou apenas às discussões técnicas; proporcionou também momentos de confraternização e fortalecimento dos laços entre os grupos regionais da Pascom em todo o Brasil. Esta interação foi fundamental para a troca de experiências e o estímulo na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Para a coordenadora diocesana de Anápolis, o encontro foi extremamente proveitoso, oferecendo motivação para aplicar as novas tecnologias e estratégias discutidas, visando enfrentar os desafios contemporâneos com eficiência e inovação, sempre alinhadas com a missão evangelizadora da Igreja.