Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Diocese de Anápolis

Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Imagem: Freepik

No dia 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, uma ocasião fundamental para destacar os desafios enfrentados pelos idosos em todo o mundo e promover ações para prevenir e combater a violência a esse grupo.

Neste contexto, o Papa Francisco oferece uma reflexão profunda sobre o tema, especialmente em sua mensagem dedicada ao Dia dos Avós e dos Idosos. O Santo Padre traz à luz o Salmo 71, “Na velhice, não me abandones” (Sal 71, 9), ressaltando a realidade da rejeição e solidão que muitos enfrentam nesta fase da vida. Ele destaca a importância dos idosos na sociedade, não apenas como portadores de sabedoria, mas também como testemunhas dos louvores de Deus e guardiões das tradições e valores fundamentais.

Papa Francisco lembra que “Deus nunca abandona os seus filhos, nem sequer quando a idade vai avançando e as forças já declinam, quando os cabelos ficam brancos e a função social diminui, quando a vida se torna menos produtiva e corre o risco de parecer inútil.” Assim, o Pontífice, traz encorajamento e esperança. “Podemos, portanto, estar certos de que estará ao nosso lado também na velhice; aliás, segundo a Bíblia, é sinal de bênção poder envelhecer”.

Diante desse cenário, o Papa nos diz sobre rejeição à solidão e o descarte dos idosos, optando por demonstrar solidariedade e cuidado uns pelos outros. Ele enfatiza que viver sozinho não deve ser a única alternativa, e encoraja a todos a valorizar e honrar os idosos, reconhecendo seu papel essencial na família, na sociedade e na Igreja.

Ao responder ao chamado de “não me abandones”, podemos afirmar com vigor “não te abandonarei!”, comprometendo-nos a cuidar dos idosos e a demonstrar solidariedade diária aos que precisam. O Santo Papa nos lembra que, ao permanecermos próximos aos idosos, também nós receberemos inúmeros dons, graças e bênçãos em troca.

A Pastoral da Pessoa Idosa, evidencia os tipos de violência mais registrados: Negligência, que ocorre quando os responsáveis deixam de fornecer cuidados básicos, o abandono, violência física e psicológica, que afeta a autoestima e o bem-estar dos idosos e violência financeira que explora ilegalmente os seus recursos.

Presente em todo o Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa, conta com 20 mil voluntários e acompanha mensalmente 100 mil idosos por meio de visitas domiciliares, reforçando a importância do respeito e do cuidado com a população idosa. Em Anápolis, você pode entrar em contato com a PPI através do WhatsApp (62) 99992-7615.

Informações: Canção Nova/
Pastoral da Pessoa Idosa
Rolar para cima