A pedagogia do pedir
Nas correrias da vida, no alvoroço das responsabilidades, nos atropelos dos nossos compromissos… Ele passa despercebido, a ponto de questionarmos onde Ele está? Jesus passa por nós, caminha junto a nós, se insere no nosso dia a dia, não é um Deus distante, mas próximo e atento às nossas necessidades. Ele passa… e nós devemos arregalar os olhos da fé para vê-Lo presente em todas as nossas situações, para escutá-Lo, agradecê-Lo, engrandecê-Lo com nosso louvor e com nossa vida. A certeza de que Deus não nos abandona nos anima e consola em nossas batalhas diárias, sua graça nos sustenta e fortalece.
Entretanto a omnisciência divina não afronta a liberdade humana; Deus sabe quais as nossas necessidades, sabe dos nossos desejos mais claros e nossas intenções mais obscuras, mas mesmo assim espera atento nossos pedidos, aguarda a humilhação do nosso ser para reconhecer a grandeza de seu poder. Existe uma verdadeira pedagogia divina por detrás do ato de pedir. Ao pedir nós reconhecemos a grandeza daquele a quem pedimos e reconhecemos a nossa própria limitação. Ao pedir nós nos comprometemos a viver o espírito de gratidão buscando converter a nossa vida segundo à vontade daquele a quem pedimos. Ao pedir nós nos humilhamos reconhecendo o nosso nada, nos espezinhamos, e de maneira automática elevamos a nossa oração em forma de pedido, de louvor e adoração. No Evangelho Jesus passava rodeado de uma multidão, Jairo cai aos seus pés e lhe pede… Mais adiante a mulher enferma ultrapassa as barreiras da multidão e O toca, como um pedido, como uma oração… Ambos alcançam a graça do milagre porque pediram, saíram de si, se humilharam, ultrapassaram os obstáculos do orgulho e egoísmo e reconheceram em Jesus o Deus que passa por eles. Assim também nós, devemos enxergar Jesus que passa por nós na sua Igreja, nos sacramentos da confissão e da Eucaristia, no nosso dia a dia, ir até Ele rompendo as barreiras e obstáculos da vergonha e da timidez, e pedir, com a humilde consciência de que, sobretudo, “seja feita a sua vontade assim na terra como no céu”.
Deus sabe o que nós precisamos, mas é necessário passar pelo cadinho da humilhação, superar as fronteiras do orgulho e nos ajoelhar, dobrar nosso espírito e saber pedir. Deus quer que nós peçamos, quer que nos humilhemos, pois é no ato de pedir que se deixa claro a nossa insuficiência de criaturas e a grandeza do Criador. A verdade por detrás da pedagogia do pedir está a pedagogia paternal de um Deus que é Pai e quer que nós, seus filhos, saibamos que sem Ele não somos nada, precisamos de sua presença, necessitamos de sua graça, carecemos de seu amor.
foto: reprodução google