SJ News - шаблон joomla Авто

 pontotransp

faixa jubileu grande2

A palavra Igreja vem do grego “ek-kalein” que significa chamar, reunir. Igreja quer dizer convocação. É uma comunidade, assembléia dos chamados e eleitos por Deus, para viver e anunciar a vida e a Mensagem de Jesus Cristo. Foi Ele mesmo que instituiu a Igreja para ser o Reino de Deus. Serviu-se com as parábolas para explicar a natureza e a missão da sua Igreja. Comparava-a com um rebanho do qual Ele mesmo é o Pastor. Comparava-a com a Vinha eleita, com a Videira que é a fonte da vida, com um Redil cuja única porta é Ele mesmo. Também comparava-a com uma construção sobre a rocha.

A Igreja é um mistério. Ela é uma nova maneira da presença do Cristo vivo no meio de nós. É o Corpo Místico de Cristo (1Cor 12,12-27), do qual Ele é a cabeça e os fiéis são os membros. A sua força vital é o Espírito Santo, chamado também como “Alma da Igreja”. “A Igreja é, em Cristo, como que o sacramento ou sinal e instrumento de íntima união com Deus, e da unidade de todo gênero humano” (LG 1). O primeiro objetivo da Igreja é ser o sacramento da unidade. Ela é o instrumento de Cristo que quer amar, salvar e reunir todos os povos em uma só família. Todos os membros da Igreja são responsáveis por Ela, pelo seu crescimento espiritual e pelas suas necessidades materiais.

Para pertencer à Igreja não basta ser apenas batizado. “Quem é da Igreja participa da sua vida, das suas orações, das suas reuniões, dos seus problemas, da sua missão. Não participar da vida da Igreja é excluir-se da Igreja (LG 1).

A verdadeira Igreja de Cristo

Jesus Cristo instituiu uma só Igreja (Mt 16,18) e uma só poderá ser a verdadeira. O Concílio Vaticano II, na Constituição “Luz dos povos” (LG), diz: “a única Igreja que confessamos como Igreja uma, santa, apostólica é a Igreja Católica”. Seria, então, um grande erro dizer que não há diferença pertencer à Igreja Católica ou a qualquer uma outra, chamada por exemplo de “evangélica”. Todos devem amar a Igreja de Cristo, edificá-la com todas as forças e empenhar-se na sua missão de levar a Boa Nova de Jesus aos que vivem na escuridão do erro e pecado. Ser membro da Igreja significa comprometer-se com a Igreja.

Liturgia

  
Liturgia diaria   Liturgia das Horas

Calendário

Calendario dioc   Curso noivos