Esta página oferece temas introdutórios à Teologia.

Textos: Prof. dr. Frei Celestyn Napiórkowski, OFMConv

Pensamos, principalmente, em numerosos agentes de pastoral, leigos, religiosos e religiosas, que para sua formação pessoal e para o frutuoso desempenho da sua vocação na Igreja sentem a necessidade de aprofundamento dos seus conhecimentos. Quando S. Pedro dizia a Cristo: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo" (Mat 16, 16), estava fazendo uma profissão de fé.
São Boaventura, teólogo e místico franciscano, por Francisco de Herrera, o Velho (Museu do Prado, Madrid).Mas quando os cristãos dos primeiros séculos queriam fundamentar diante dos judeus a sua fé no Cristo Messias, Deus-Homem, tinham que responder de forma convincente, com base no Antigo Testamento, a muitas perguntas fundamentais...
Uma simples profissão de fé não podia ser suficiente. Assim nascia a teologia!

São Boaventura, teólogo e místico franciscano,
por Francisco de Herrera, o Velho
(Museu do Prado, Madrid).

A VOCAÇÃO DO TEÓLOGO

Entre as vocações inspiradas na Igreja pelo Espírito Santo distingue-se a vocação do teólogo, cuja tarefa especial consiste em alcançar, em união com o Magistério, uma compreensão cada vez mais profunda da Palavra de Deus que se encerra na inspirada Sagrada Escritura e que é transmitida pela viva Tradição da Igreja.
Por sua natureza a fé busca a compreensão, visto que ela revela ao homem a verdade sobre o seu destino e o caminho para alcançá-lo. Mesmo que a expressão verbal da verdade ultrapasse as nossas possibilidades e os nossos conceitos sejam imperfeitos diante da sua grandeza, que afinal é insondável (Ef 8, 19) para a razão, que é um instrumento dado por Deus para o conhecimento da verdade, ela constitui um convite para se penetrar em sua luz, que possibilitará a compreensão, ao menos em certa medida, daquilo em que a razão acreditou. A teologia, como ciência que responde ao apelo da verdade e busca a compreensão da fé, ajuda ao Povo de Deus a aprofundar a sua esperança diante de todos aqueles que fazem essa exigência, de acordo com a recomendação do apóstolo (cf. 1P 3, 15).

Congregação para a Doutrina da Fé, Instrução sobre a vocação eclesial do teólogo, de 24 de maio de 1990, "L'Osservatore Romano" 11 (1990) no 5 (123), p. 3.

Formacao liturgica2     Meditacao dominical